Qual o gás nobre mais leve?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

O hélio é um gás nobre de menor densidade, que é 0,1785 kg/m³, o que o torna aproximadamente 7 vezes mais leve que o ar! Para comparação: a densidade do argônio é 1,635 kg/m³, do neônio: 0,824 kg/m³, do criptônio: 3,430 kg/m³, do xenônio: 5,396 kg/m³ e do radônio: 9,078 kg/m³.

criptônio

O gás criptônio é um gás nobre incolor, inodoro, insípido, inerte e raro na atmosfera terrestre.

Características dos gases nobres

  • Hélio (He)
  • Neônio (Ne)
  • Argônio (Ar)
  • Criptônio (Kr)
  • Xenônio (Xe)
  • Radônio (Rn)

Outros elementos mais leves que o ar são o nitrogênio, o monóxido de carbono, o etileno, o diborano, o cianeto de hidrogênio, o acetileno, o gás neon, o fluorido de hidrogênio, o vapor de água, o vapor de amônia, o gás metano, o gás hélio e o hidrogênio.

Usos: O botijão P2 é o menor tamanho de botijão de gás disponível no mercado. É uma opção portátil, perfeita para usar em um fogareiro durante um camping ou pequenos negócios móveis, como carrinhos de churros, batata e pipoca.

Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).

O gás natural é quimicamente definido como uma mistura de hidrocarbonetos parafínicos leves, à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É um gás inodoro e incolor, não é tóxico e é mais leve que o ar.

Mais leve que o ar, o Gás Natural dispensa armazenagem e possui um sistema de proteção que interrompe o fornecimento em caso de vazamentos. Incolor, inodoro e não-tóxico, o gás natural é odorizado com mercaptanas (mesmo odorizador utilizado no tradicional gás de cozinha, o GLP), o que garante segurança para o usuário.

Por ser um gás mais denso que o ar, o gás sulfídrico fica no nível do chão e como é incolor, pode passar despercebido em ambientes abertos. Em ambientes fechados, como possui um forte odor, é mais difícil isso de ocorrer, mas ainda existe a possibilidade.

Argônio (Ar): Este foi o primeiro gás nobre descoberto e o nome deste elemento vem do grego e significa inativo. É obtido através da decomposição radioativa de um isótopo do potássio (K).

Esses elementos são:

  • hélio (He),
  • neônio (Ne),
  • argônio (Ar),
  • criptônio (Kr),
  • xenônio (Xe) e.
  • radônio (Rb).

O Neônio, também conhecido como Néon, é classificado como Gás Nobre, possui símbolo Ne, número atômico 10 ( 10 prótons e 10 elétrons ) e peso atômico 20,183u, sendo considerado o segundo gás nobre mais leve.

O elemento Xenônio é o quinto gás nobre, localizado no quinto período da tabela periódica, com número atômico igual a 54 e número de massa igual a 131, aproximadamente.

Características dos Gases Nobres

  1. Todos são gasosos.
  2. Possuem baixa reatividade.
  3. Apresentam fraca atração interatômica.
  4. Possuem baixo ponto de fusão e ebulição.
  5. Os orbitais dos níveis de energia são completos: 8 elétrons na última camada, exceto o Hélio.

O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.