Qual o fungo mais perigoso?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Este fungo é encontrado no mundo todo e é um dos microrganismos que mais causam doenças em pessoas com HIV/Aids. Cerca de 180 mil óbitos por ano são atribuídos a este fungo, segundo a OMS.

Dentre os fungos patogênicos humanos, quatro são os gêneros mais comuns: Candida , Aspergillus , Cryptococcus e Pneumocystis . Os fungos estão por toda parte, no solo, no ar, e não há como evitá-los.

Os fungos eram considerados inofensivos até alguns anos atrás, mas – como resultado da redução das defesas naturais das pessoas, causada por doenças ou medicamentos – aos poucos se tornaram agressivos e estão se espalhando em silêncio e causando infecções graves, resistentes a antifúngicos, e fatais.

aureus foi a principal causa bacteriana de morte em 135 países, seguido por E. coli (37 países), S. pneumoniae (24 países) e K. pneumoniae e Acinetobacter baumannii (4 países cada).

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota. A divisão Chytridiomycota possui representantes com células que possuem flagelos em pelo menos um estágio do ciclo de vida.

Fungos não são vírus nem bactérias, mas podem causar doenças graves – Jornal da USP.

Os fungos são normalmente classificados em quatro grupos:

  • Chytridiomycota (quitrídeos);
  • Ascomycota (leveduras);
  • Zygomycota (bolores de pão e mofo);
  • Basidiomycota (inclui cogumelos comestíveis como o champignon e os decompositores como os orelhas-de-pau).

No caso de infecção por fungos, é indicado o uso de antifúngicos de acordo com o resultado do antifungigrama. Pode ser recomendado também o uso de medicamentos para aumentar a pressão arterial, baixas doses de corticoesteroides e insulina para regular os níveis de açúcar no sangue.

De acordo com o biólogo, também é possível utilizar a estratégia de misturar água sanitária ou hipoclorito de sódio com água para eliminar a presença do mofo, mas há casos em que vai ser preciso ajuda profissional.

Geralmente, esses “intrusos” vêm por meio de gotículas respiratórias liberadas por pessoas infectadas através da tosse, espirro e fala. A doença causada por fungos é mais comum em idosos, portadores de doenças crônicas ou pessoas que usam medicamentos que afetam a imunidade.

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

O que é o fungo zumbi de The Last Of Us? O cordyceps é um fungo que se caracteriza por produzir esporos (unidades de reprodução) dentro de ascos, que são pequenos saquinhos onde essas unidades ficam contidas até serem liberadas. O fungo infecta os hospedeiros por meio dos esporos.

Fungemia é uma doença que consiste na presença de fungos no sangue. É mais frequentemente encontrada em pacientes com baixa imunidade ou imunodeficiência com elevada agranulocitose, pacientes oncológicos ou pacientes com catêteres intravenosos.

As infecções de origem bacteriana são a segunda causa de mortes no mundo depois dos problemas cardiovasculares, segundo um vasto estudo publicado nesta terça-feira, 22, que aponta o staphylococcus aureus e o pneumococo como as bactérias mais letais.