Qual o fundamento do pilar aprender a viver juntos?

Perguntado por: iaragao3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Como se aplica: Para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

Aprender a conhecer
Esse pilar da educação trata, portanto, da necessidade em instruir o indivíduo a buscar, pelos próprios meios, maneiras de descobrir e absorver os mais diversos assuntos. Desta forma ele pode identificar quais instrumentos de aprendizado melhor se encaixam em seu perfil.

Crie um ambiente de convívio respeitoso
O trabalho de mediação, que evita as atitudes desrespeitosas, é essencial para que a empatia faça parte do cotidiano escolar. Sempre que alguma atitude não saudável for detectada, é interessante promover o diálogo, explicando o que pode ser mudado e por que isso é relevante.

Brincando com rimas e muita música!
Por que não usar a música então como método de aprendizado? Letras rimadas e melódicas ajudam a estimular a memória da criança, afinal por repetição nessa idade é a melhor forma de lembrar das letras e palavras. Crie músicas simples e fáceis com e para seus filhos!

Aprender a fazer
É ir além do conhecimento teórico e entrar no setor prático. Aprender a fazer faz com que o ser humano passe a saber lidar com situações de emprego, trabalho em equipe, desenvolvimento coorporativo e valores necessários para cada trabalho.

A formação pessoal dos alunos é um dos grandes pontos vistos nos quatro pilares da educação. Por meio das técnicas de aprendizagem, os alunos conseguem não só lidar melhor com as pessoas, mas também se preparar para o mercado de trabalho.

“O Projeto de Convivência, além de proporcionar o sentimento de pertencimento, que acolhe a todos da comunidade escolar, dá a oportunidade para que os estudantes sonhem e planejem um futuro, desenvolvendo ferramentas e habilidades que são para toda a vida”, conta Marcela Moura, diretora pedagógica do Instituto Vila ...

Buscar o autoconhecimento é fundamental para sabermos aquilo que não nos agrada e que devemos mudar para que consigamos olhar para nós mesmos, sem fugir. Coimbra diz que é satisfatório estar consigo mesmo, tanto sozinho quanto na companhia de outras pessoas.

Ter amigos e conviver diariamente com as pessoas de quem gostamos faz bem à saúde. Apesar de parecer óbvio, já existem estudos científicos que comprovam a importância do convívio social: a nossa saúde mental (e até física) melhora conforme investimos em tempo de qualidade com pessoas que nos são queridas.

A convivência social permite que as crianças criem um sentimento de pertença a um grupo específico. Dessa forma, um grupo saudável de amigos aumenta o nível de conforto da criança com sua própria identidade que eleva a autoestima através de experiências emocionantes e divertidas.

Os quaro pilares são compostos por: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser, dessa forma o aprendizado é completo englobando o aprendizado citado no currículo e também práticas de respeito, ética, moral e capacidade de pensar nos acontecimentos ao seu redor.

Aprender a aprender é descobrir qual a melhor estratégia de aprendizagem para que possamos realizar o processo de entender o que não entendíamos antes.

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Sobre conviver, leia o que diz a BNCC: “Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas”.

De maneira complementar, as diferentes visões se unem, formando um pensamento complexo. Além disso, outra parte fundamental no processo de entender e respeitar as diferenças é saber identificar as suas próprias singularidades e características distintas.

O convívio nas escolas contribui para a formação do indivíduo no âmbito do desenvolvimento das capacidades coletivas e individuais. É com esse propósito que muitos pais colocam seus filhos na escola por volta dos dois anos de idade.

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais:

  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Campos de experiências.