Qual o fruto do perdão?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

O perdão é fruto do amor, e só quem ama perdoa. No entanto, não é quem ama com aquele amor egoísta, aquele amor focado em si, mas sim quem ama com o amor que vem de Deus e do coração d'Ele, porque é esse amor que primeiro nos perdoa, é esse amor de forma infinita, sem ter conta.

O perdão aumenta oxitocina, hormônio do relacionamento. Melhora a imunidade e a sensação de bem-estar, aumenta a liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que melhoram o humor.

O impacto do perdão deve sempre ser exaltado em nossas vidas. Com ele, conseguimos desenvolver a tolerância e ganhar paz de espírito, dois benefícios que mudam completamente nossa qualidade de vida e aumentam nossa proximidade com Deus. Sem perdoar, facilmente caímos no rancor e em emoções negativas.

Os frutos do arrependimento não são meramente sentir remorso, tristeza ou culpa pelo erro cometido, mas sim uma mudança radical na vida; envolve uma atitude de abandono do pecado e uma pratica da palavra de Deus, testemunhando diante da sociedade através de suas ações.

Para desenvolver o perdão é preciso que mesmo que a lembrança do ato passado torne a visitar os pensamentos, ela não afete nosso presente nem abale a nossa paz habitual.

O perdão, mais do que a desculpa, é um ato profundo. Assim, o perdão é um movimento que parte da compreensão do que significa ser humano. Esse é o perdão que liberta. A humanidade que é conferida a nós, pessoas, vem junto com a responsabilidade de se zelar por si mesmo e pelo próximo.

A seguir estão os sete passos a serem seguidos para perdoar alguém:

  1. Identifique a sua mágoa. Localize a verdadeira fonte de sua dor, se necessário vá até as profundezas do seu ser para achá-la. ...
  2. Reconheça que você tem emoções dolorosas. ...
  3. Perdoe a si mesmo. ...
  4. Tenha empatia. ...
  5. Perdoe. ...
  6. Tenha gratidão. ...
  7. Permita-se amar novamente.

Outros estudos também apontam que a falta de perdão pode desencadear em sérias doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão, reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e até câncer. A falta de perdão nos faz sentir torturados.

Perdoar alivia o stress, reduz a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico: todo mundo ganha ao fazer as pazes. Perdoar é o ato consciente de abrir mão do ressentimento ou do desejo de vingança contra alguém que, de alguma forma, causou algum mal – mesmo que a pessoa não mereça.

Sei que o perdão é libertador, traz cura para a minha alma, então Senhor, me ajude a liberá-lo, não só pelo meu irmão, mas por mim também. Livra-me de todo amargor da vida e de todo sentimento ruim que eu possa estar sentido em relação aos meus irmãos, amigos e familiares. Oramos e clamamos no nome de Jesus, Amém!”

Perdão é lembrar do que aconteceu, mas escolher não sentir mais dor por aquilo. Há quem discorde de que isso é uma escolha, uma decisão. Mas o fato é que está em nossas mãos lidar com as mágoas e feridas que nos incomodam.

O ato de perdoar é praticado antes de tudo no coração, mas é necessário fazê-lo concretamente reatando o relacionamento. Às vezes, dizemos: Eu perdoo, mas não quero mais ter amizade com a pessoa. Ora, se não quero mais me relacionar com a pessoa é porque o ressentimento permanece. É um perdão sem valor.

Significado de Perdão
substantivo masculino [Religião] Remissão dos pecados. Ação de se livrar de uma culpa, de uma ofensa, de uma dívida; indulto.

Um fruto verdadeiro é originário do ovário de uma planta, e que fica no interior de sua flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro. A maçã é o pseudofruto, mas dentro dela está o fruto verdadeiro da macieira.

Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”. As palavras do Senhor de hoje podem parecer um tanto excessivas, mas liberam o coração de toda forma de ilusão.

Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.

Salmos 51. Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto.

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

O Perdão nos diz 'ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão […] Já a Desculpa fala 'eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado'. Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão.