Qual o fogo mais fraco?

Perguntado por: ebarros7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.

Portanto para temperaturas acima acima de 6000K a tonalidade da luz emitida pelo corpo negro é um branco azulado, com mais azul conforme a temperatura aumenta. A Figura 2 mostra que a chama de uma vela possui regiões com cores diferentes.

Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndios de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada.

A Manipulação de Fogo Roxo é o poder de gerar e controlar chamas de coloração roxa. É uma variação da Manipulação do Fogo. Não deve ser confundida com Manipulação de Fogo Negro.

Roxo: a mistura de Estrôncio e Cobre dá origem ao azul mais fechado (roxo). Vermelho: a cor rubra surge da queima de sais de Estrôncio e de Lítio. Amarelo: se queimarmos Sódio teremos a cor amarela.

Verde 93 °C; Azul 141 °C; Roxo 182 °C.

violeta

Cores Quentes e Frias
E se o violeta é a cor mais quente do espectro visível, então o material vai estar absorvendo todas as outras mais frias. Ou seja, um material vermelho tende a estar mais aquecido do que um material azul ou violeta, pois ele tem mais energia sendo absorvida.

As chamas obtidas fornecendo a mistura certa de combustível e oxigênio são, geralmente, azuis. Quando a mistura não está devidamente balanceada, você fica com chamas de cor laranja em seu fogão a gás. Ou seja, a chama laranja é causada por um desequilíbrio.

Se você colocar sais de sódio em uma chama limpa (azul), a cor da chama imediatamente passará a ser amarela; enquanto existir o sódio na combustão. E se você estiver em um local que é iluminado por uma lâmpada de vapor de sódio – que é muito comum em iluminação pública – a sua visão será de uma 'chama escura'.

5.778 K

Para dar às chamas tons de azul, use cloreto de cobre ou cálcio. Para tons de turquesa, use sulfato de cobre. Para tons de vermelho, use cloreto de estrôncio. Para tons de cor-de-rosa, use cloreto de lítio.

A cor varia comnforme o processo em causa. Numa lareira a reponsável pela cor são partículas de fuligem (também chamadas "negro de fumo"), que estão incandescentes a uma temperatura de cerca de 1000 graus Celsius e que, por isso, emitem luz de várias cores, mas que são vistas por nós como cor de laranja.

Dissolva o mel na aguardente. Depois unte tudo e deixe madurar em recipiente de vidro fechado por 3 dias, de preferência na mesma garrafa de vidro da aguardente. Nesse período observará a mudança de cor em decorrência da canela e do cravo, fica tudo marronzinho e bem cheiroso (não abra durante este período).

Sem as cores comuns, como o amarelo e o vermelho dos tornados tradicionais, o "novo" fogo possui as flamas na cor azul e foi batizado de "blue whirl", algo como "redemoinho azul".

Para fazer a chama ficar verde basta adicionar um pouco de borax ou ácido bórico. A presença de sódio no borax causa o aparecimento de flashes de chama de cor amarelada, estragando um pouco a pureza de uma chama totalmente verde.

As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.

Se um fogo for quente o bastante para ionizar os componentes gasosos, ele pode virar plasma. Uma chama ou flama (do latim flamma) é a parte gasosa visível (emissora de luz) de algum fogo. É causada por uma reação altamente exotérmica (por exemplo, uma combustão) tomando lugar em uma zona estreita.

A cor do fogo depende da temperatura em que ele queima. Porque a cor do fogo depende da temperatura em que ele queima e, geralmente, cada parte da chama tem uma temperatura diferente. A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite.