Qual a bitola do fio para chuveiro de 7500W 220V?

Perguntado por: zgouveia . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

6mm²

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

7.700 watts de potência pode ser ligado no cabo de 6 milímetros quadrados para quem viu ontem eu postei essa imagem aqui.

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

40A

O cabo flex 6 mm suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, é indicada a utilização de um disjuntor de 40A.

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².

Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.

Recomendado para instalações internas e fixas em circuitos de força, luz, comandos, sinalizações, etc., em construções residenciais, comerciais e industriais. Por se tratar de um produto com boa flexibilidade, possui maior facilidade de instalação e manuseio.

Chuveiro de 6800W 220V - 6400/220=29A, portanto deve ser instalado com cabos de 4mm² e disjuntor de 30A. Chuveiro de 7500W 220V - 7500/220=34A, portando deve ser instalado com cabos de 6mm² e disjuntor de 40A.

Fios de 10mm², por exemplo, suportam em média 50 ampères. Essa informação você encontra na especificação do produto ou perguntando no momento da compra.

A melhor opção para seu projeto elétrico predial e industrial, o Cabo Flexível 2,5mm SIL 100 Metros Amarelo suporta até 21,0 amperes sem aquecer, sendo indicado para circuitos de tomadas simples, luz, comando ou sinalizações, atendendo a norma ABNT NM 280.

Através de uma conta simples, que envolve a Tensão (volts), a Potência (watts) e a Corrente Elétrica (ampères), podemos calcular a bitola do fio ou cabo. Para isso use a fórmula: I = P/U , onde I é Corrente, P é Potência e U é Tensão.

A emenda pode derreter conforme os cabos de cobre esquentam durante a condução elétrica, e pode até pegar fogo. Por isso NÃO recomendamos fazer a emenda elétrica. A melhor opção nesse caso, é instalar um terminal de louça para chuveiro.

É fato que grande parte das pessoas acaba fazendo o que são chamadas “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, não apertando direito (deixando com folga). Como resultado, temos o fio do chuveiro derretendo porque, devido a essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado? Ao fazer a ligação errada da fiação de chuveiro elétrico, corre-se o risco de levar choque. Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico.

O cabo de 16mm é muito utilizado para entrada de quadros de energia elétrica, por ter a bitola necessária para a instalação, dando o suporte na variação da potência na corrente elétrica.

O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.

Para primeira pergunta, sim está correto. A segunda, não você não pode usar cabo 10mm pois a corrente e baixa e o cabo vai criar uma resistência maior para passagem da corrente elétrica, o ideal seria usar cabo de 2,5mm com o disjuntor de 20A.

O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação.