Qual o fio ideal para torneira elétrica?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A fiação recomendada pelo fabricante é de 6mm² para 127v e disjuntos de 40A. Para torneira com tensão de 220v, a recomendação do fabricante é que o disjuntor seja de 32A e fiação de 4mm².

Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: Baixas: 30 cm a partir do chão; Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.

Uma parte da corrente elétrica que flui pela resistência do chuveiro acaba escapando para a água, e essa corrente flui por todo o cano do chuveiro, caso a torneira de seu chuveiro seja metálica (a maioria é de alumínio ou ferro cromatizado), essa torneira poderá sim estar energizada.

Porém, potência maior também está associada a um consumo mais alto de energia elétrica. Vale destacar que as torneiras elétricas variam de 4400W a 6500W.

Para chuveiros 127V, existem 3 cabos: azul (neutro), verde (terra) e preto, vermelho, amarelo ou branco (fase). Já nos chuveiros 220V, serão apenas dois cabos da mesma cor para fase e um cabo verde para o terra.

6500W

Torneiras elétricas têm sua potência variando entre 4400W e 6500W, e quanto maior a potência, mais rápido o aquecimento e maior o consumo de energia. Os modelos mais simples de torneira elétrica para cozinha têm 3 ou 4 opções de temperatura.

220V

Escolher a voltagem da torneira
No caso das torneiras elétricas, assim como no dos chuveiros, é aconselhado optar pelos modelos de 220V, possibilitando a economia dos cabos, uma vez que o diâmetro poderá ser menor, e o consumo de potência será similar em ambos os casos.

Ou seja, um disjuntor de 10A e curva B atua quando a corrente elétrica chega entre 30A e 50A. Normalmente, é comum em redes com baixa corrente, como torneiras elétricas, fornos elétricos, chuveiros e lâmpadas incandescentes.

Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão. O fio para iluminação, geralmente, tem bitola de 1,5 mm².

Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: – Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.

O choque elétrico ocorre devido as correntes de fuga, que surgem a partir da resistência elétrica do chuveiro. Encanamentos metálicos, ou a própria água conduzem a eletricidade que “escapa” da resistência até o registro, em geral fabricado em material metálico.

Há uma camada de gordura, que serve como proteção e isola um pouco a pele do contato da eletricidade”, explica Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Assim, quando há um rompimento dessa barreira, você pode sentir mais intensamente a descarga elétrica por meio do machucado.

A água, em contato com a eletricidade, pode causar acidentes que vão desde um curto-circuito, com a queima de aparelhos eletrônicos, até choques elétricos de diversas proporções.

Torneiras elétricas
Elas têm resistência semelhantes a de um chuveiro e, portanto, consomem muita energia. De acordo com o Inmetro, uma torneira elétrica com potência de 6000W (classe de potência E, recomendada para regiões de clima ameno a quente, como norte e sudeste do Brasil) consome, em média, 3,11 kWh.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

A menor bitola permitida por norma para o circuito do forno é de 10 mm2.

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

A melhor opção para seu projeto elétrico predial e industrial, o Cabo Flexível 2,5mm SIL 100 Metros Amarelo suporta até 21,0 amperes sem aquecer, sendo indicado para circuitos de tomadas simples, luz, comando ou sinalizações, atendendo a norma ABNT NM 280.

A Zagonel Prima Touch foi a escolhida como melhor compra no segmento de torneiras elétricas. Ela é muito funcional, versátil, durável e conta com recursos bem práticos. É possível instalá-la tanto na parede quanto na bancada apenas adequando a base de acordo com a sua necessidades.