Qual o fio ideal para ligar Ar-condicionado?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

No caso, ao consultar as duas tabelas, notamos que o mais indicado é o cabo de 2,5 mm² porque estamos buscando um cabo para a corrente de 6,36 A e para circuitos de força (elétrico). Também é recomendável o uso de cabo tipo PP de 3 vias, que apresenta isolação dupla.

Por outro lado, equipamentos superiores entre 18.000, 22.000, 24.000 e 30.000 Btus, recomenda-se utilizar cabo PP de 2,5 mm² na comunicação das unidades interna e externa. E se for puxar ponto elétrico do quadro elétrico ou rede elétrica, usar fios flexíveis de 4 mm² e de boa qualidade.

Pode usar fio de 2,5mm² sim. Quanto ao disjuntor recomendo utilizar o de 10A. Se usar o de 20A, em caso de curto circuito ou sobrecarga, o mesmo não ira desarmar.

O aparelho 12000 BTUs precisa de um disjuntor entre 10 e 16 ampères. As outras informações de instalação elétrica é um modelo tipo Curva C e a fiação de 2,5mm². E na dúvida, o profissional instalador vai avaliar o certo para o seu ar-condicionado.

Usar uma tomada exclusiva para instalação do ar-condicionado. Outro cuidado que não pode ser esquecido é o de garantir que o ar-condicionado tenha uma tomada exclusiva para ele. Outros equipamentos não devem ser ligados na mesma tomada, por isso o uso de benjamins, por exemplo, deve ser descartado.

9000 BTUs — 10 a 15A. 12000 BTUs — 10 a 16A. 18000 BTUs — 15A a 20A. 24000 BTUs — 20A.

É imprescindível usar disjuntor junto à instalação elétrica do ar condicionado porque o aparelho consome muita energia e pode sofrer danos facilmente. Por isso, o disjuntor é um dispositivo obrigatório para prolongar a vida útil do aparelho e garantir a segurança no ambiente durante o uso do ar condicionado.

6mm²

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Então, é fundamental que o disjuntor tenha a corrente necessária para operar no aparelho 30000 BTUs. Para um ar-condicionado com essa potência, a peça deve ter entre 20 e 25 ampères. As demais informações de instalação são modelo tipo Curva C e fiação de 6 mm².

Iluminação residencial simples: bitolas de 1,5 mm²; Tomadas de uso geral: bitolas de 2,5 mm²; Chuveiros: bitolas de 4mm²; Eletrodomésticos potentes (como ar condicionado): bitolas de 6 mm².

disjuntor bipolar

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.

De forma geral, um ar-condicionado de 9 mil BTUs precisará de disjuntores entre 10 a 15 A. Já um modelo mais robusto, de 18 mil BTUs, precisará de um disjuntor de 20 A.

O ar-condicionado consome bastante energia, o que exige um disjuntor exclusivo, assim como uma tomada exclusiva também. Jamais ligue mais de um aparelho, com o uso de benjamins, por exemplo, na mesma tomada em que o ar-condicionado está ligado.

Realmente a norma proíbe essa prática. Cada equipamento de uso específico deve ter seu próprio circuito.

Cálculo de acordo com o exemplo: KW/h = 800 Watts x 8 horas x 30 dias / 1000 = 192 KWh/mês; Consumo em R$: 192 KWh/mês x 0,40 = 76,8. Ou seja, nesse caso, o consumo do seu ar-condicionado é de R$76,80 por mês. Mais fácil que parece, né?

Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Inverter Springer Midea Xtreme Save Connect. Comparando os modelos de aparelhos de ar-condicionado de 9000 BTUs mais populares do mercado, a média de consumo fica entre 17,1 kWh e 17,6 kWh. Sabendo as informações necessárias acima, você pode chegar a uma resposta em números.

Além de saber a corrente nominal do disjuntor é preciso ter conhecimento sobre as curvas do disjuntor, que para ar-condicionado usamos um disjuntor de curva C. O disjuntor ideal é aquele que tem a corrente mais próxima da corrente de referência, que neste exemplo é de 6,81A.

O excesso de trabalho consome mais energia e pode fazer o disjuntor desarmar. Outros fatores que podem desarmar o disjuntor por conta do ar-condicionado: bobina do condensador suja, algum tipo de mau funcionamento do compressor, vazamento de gás refrigerante, entre outros.

Como já dissemos em um artigo anterior, quando falamos sobre ar-condicionado, tanto fios conectados incorretamente ou com muitas #emendas podem ocasionar em falhas elétricas.