Qual o fio ideal para forno elétrico?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão. O fio para iluminação, geralmente, tem bitola de 1,5 mm².

Os disjuntores devem ser de 20A e colocados em cada uma das fases (não utilizar em hipótese alguma no fio-terra). Devem ter acesso fácil após a instalação do produto.

Sua capacidade deverá ser de 10 a 20 Amperes conforme NBR 14136:2000.

Disjuntor curva B
Este tipo de disjuntor é muito usado em circuitos com cargas resistivas como por exemplo, aquecedor elétrico, chuveiro, torradeira, forno elétrico, ferro de passar e etc.

FORNO ELÉTRICO (EMBUTIR):
Para fazer a instalação o disjuntor tem que ser de 16 e a tomada de 20 amperes, o cabo é de 2,5mm.

Onde está a tomada
O ponto elétrico não pode estar posicionado atrás do forno e o cabo elétrico não pode “cruzar” o eletrodoméstico pela parte de trás.

Pode utilizar sim, desde que a dimensão do cabo seja compatível com a demanda elétrica.

Amperagem: 47.7 A; Consumo monofásico: 7,35 kW/h; Potência: 10,5 KW.

No mercado existem fornos de 220 Volts e 110 Volts. compre um que esteja adequado a voltagem de sua casa.

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.

Não funcionará, pois não haverá nível de tensão suficiente, mas a mudança do centelhador (acendedor) não é cara, analise o que é mais viável, ou a mudança do centelhador ou puxar um ramal do chuveiro como o amigo acima comentou! Espero ter ajudado.

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

A especificação para 220v é justamente com relação a consumo e potencia de trabalho. Quando se utiliza um produto (carga) com potencia muito alta, o mesmo necessita de uma alimentação de entrada compatível com a força de trabalho proposta pelo produto em si.

De acordo com o padrão toda entrada basica residências usa se de 10 a 16 mm de acordo com as normas.

Usado em circuitos de cargas indutivas em geral. Ex: Ar condicionado, bombas, circuitos de iluminação, sistemas de comando e controle. Corrente de ruptura 5 a 10 vezes maior que a corrente nominal.

A tomada deve ser tripolar e estar localizada fora do nicho, em local acessível. Certifique-se de que a tensão da tomada é compatível com a do seu produto. O forno deve ser ligado em uma tomada exclusiva, sem extensões ou conectores.

O Cooktop DEVE ser instalado com um cabo de alimentação elétrico tipo PP com 2 cabos de bitola 10mm² (duas fases), 1 cabo de 6 mm² (terra), iso- lação em PVC (70oC) e cobertura PVC, conforme norma ABNT NBR7288, com capacidade mínima de 240V CA, 50A.

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.