Qual o final de Juma e Joventino?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os dois viverão felizes com a filha Maria Leôncio Marruá, que nasce na reta final e aparece já criança no último capítulo, após uma passagem de tempo.

O vilão vai ameaçar a grávida, mas acabará morrendo quando ela se transformar em onça. Alguns capítulos depois, Juma sentirá as dores do parto. Ela seguirá sozinha até a beira do rio e dará a luz a uma menina, que ganha o nome de Maria Marruá Leôncio.

O Pantanal inteiro sabe disso, mas Solano (Rafa Sieg) decidiu cutucar a onça com vara curta, literalmente. Nas próximas semanas de Pantanal, o matador de aluguel tentará sequestrar Juma (Alanis Guillen) e levará a pior: ela se transformará em onça e aniquilará o rival.

Jove assume os negócios da família e, para acompanhar o marido, Juma passa a morar na fazenda de José Leôncio.

Jove (Jesuita Barbosa) não consegue tirar Juma (Alanis Guillen) da cabeça em Pantanal. Brigado com a mulher, o mocinho da novela das nove da Globo vai colocar a própria vida em risco ao pegar estrada transtornado, à noite, com a cabeça na tapera.

O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa. É nesse momento que ele olha para o quadro e vê pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado) na foto. Depois, Filó encontra o marido morto e fica desesperada. Os filhos e amigos chegam, mas é tarde demais.

No último capítulo da versão original de Pantanal, o Velho do Rio finalmente tem seu esperado encontro com José Leôncio. Ali, a entidade explica por que ficou tanto tempo ausente e que a função do rei do gado agora é ser o novo Velho do Rio, para que ele "possa descansar".

A morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) é o grande acontecimento do último capítulo de Pantanal. O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames.

Isso acontece porque Juma fica com Zé Lucas na tapera por um algum tempo depois que deixa a fazenda de José Leôncio e seu casamento com Joventino para trás - por conta da tal foto proibida do Velho do Rio. A convivência faz com que um senso de companheirismo nasça entre eles.

Zé Lucas então viajará para São Paulo. Um dos motivos pelo qual o filho mais velho de Zé Leôncio deixar o Pantanal é a gravidez de Érica. Ainda sem saber, Zé Lucas será usado pelo futuro sogro, o deputado Ibraim (Dan Stubalch), que tentará se beneficiar dos fazendeiros na política.

Solteiros, José Lucas e Irma voltam a se envolver no final da novela. O casal fica junto e o primogênito assume a paternidade de Antero, filho da ruiva.

Juma (Alanis Guillen) vai tomar gosto pela morte depois de devorar Solano (Rafael Sieg) em Pantanal. Transformada em onça, ela matou o pistoleiro de Tenório (Murilo Benício) e prometerá a Muda (Bella Campos) que fará o mesmo com o bigodudo da novela das nove da Globo.

No capítulo desta quinta-feira, o matador de aluguel terá seu fim ao ser liquidado por Juma (Alanis Guillen) em um duelo aguardado, com direito à 'reiva' da menina-onça explodindo na veia e muito jogo de corpo.

Na reta final da história, Solano (Rafa Sieg) será descoberto e capturado pela comitiva de José Leôncio. Ele passará por maus bocados na fazenda do rival de Tenório. Esperto, o pistoleiro conseguirá enrolar o rei do gado e os seus peões, saindo de lá livre, leve e solto na novela das nove da Globo.

Jove e Juma
Os dois viverão felizes com a filha Maria Leôncio Marruá, que nasce na reta final e aparece já criança no último capítulo, após uma passagem de tempo.

Mais finais felizes
Juma (Alanis Guillen) cedeu e acabou aceitando morar na fazenda, onde assistiram a herdeira, Maria Leôncio Marruá, crescer. Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito) também ganharam um "felizes para sempre" ao se acertarem e comemorarem o nascimento do filho.

Nos próximos capítulos de Pantanal, Juma (Alanis Guillen) descobrirá que está esperando um filho de Jove (Jesuíta Barbosa), afinal ela só transou com o marido no remake assinado por Bruno Luperi.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.