Qual o fim de Esaú na Bíblia?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

Gênesis: Esaú vira as costas para Deus e recebe a maldição de Ismael; saiba como.

Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Os habitantes de Edom - os edomitas - seriam descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn 25-36).

Esaú Foi o primeiro filho de Isaque e Rebeca e o irmão gémeo de Jacó. Ele era um homem muito peludo e um bom caçador. Esaú ficou conhecido por ter desprezado sua herança de filho mais velho e por ter perdido sua bênção para Jacó.

Após tramar diversos planos para se vingar de Jacó, Esaú acabou perdoando o irmão após sua volta a Canaã. Eles se abraçaram e deixaram todas as desavenças para trás. Depois, Esaú apareceu em sua última cena, ao lado de sua família, dizendo que estava partindo para as montanhas.

O caçador se recusará a receber a bênção de Isaque (Henri Pagnoncelli) ao pedir para o tio celebrar seu casamento com Maalate (Lidi Lisboa) segundo os ritos egípcios na novela bíblica da Record. O ruivo se revoltará com a recusa do pai depois de ter empossado Jacó (Miguel Coelho) como seu sucessor.

Como um esforço para conciliar o seu relacionamento com seus pais, especialmente com o pai, Isaque, de quem buscava obter a bênçãos, Esaú teria tido um terceiro casamento com uma prima sua, filha do seu tio Ismael: Maalate.

Depois de estarem separados por 20 anos, Jacó e Esaú se encontraram e se reconciliaram.

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor. Esaú desprezou a sua herança.

Como um esforço para conciliar o seu relacionamento com seus pais, especialmente com o pai, Isaac, de quem buscava obter a bênção, Esaú teria tido um terceiro casamento com uma prima sua, filha do seu tio Ismael: Maalate. Segundo o livro do Gênesis, seria filha de Ismael e esposa de Esaú (Gênesis 28:9).

Edom é o nome que foi dado a Esaú, o primogênito de Isaque, que vendeu seu direito de primogenitura a seu irmão Jacó por um prato de sopa, cuja cor vermelha deu seu nome - "Adom".

Esaú: Significa "homem coberto de pelos", "peludo". Tem origem no hebraico Esau, Esaw, que quer dizer literalmente "coberto de pelos, peludo". Esaú é nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento como o filho gêmeo mais velho de Isaque e Rebeca, irmão de Jacó.

Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca, entretanto, preferia Jacó. Isaque amava a Esaú, porque comia da sua caça; mas Rebeca amava a Jacó.

Israel.

Jacó era frio, calculista e de temperamento fleumático. Além de propor a troca da primogenitura ao irmão, exigiu que Esaú fizesse um juramento que lhe garantisse que a troca seria respeitada por toda a vida: “Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó” (Gn 25.33; Hb 12.16).

Tamar (Juliana Xavier) experimentou muito sofrimento em "Gênesis", mas vai ganhar um final feliz, depois que Judá (Thiago Rodrigues) decide mantê-la em sua família, ajudando a nora na criação dos gêmeos, que nascem nos últimos capítulos. A decisão vai deixar até mesmo o coração de Jacó (Petrônio Gontijo) quentinho.

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção.

Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura me aceitará.

Sem conseguir aceitar que toda a herança de Abraão (Zécarlos Machado) vá para Elifaz, que será escolhido como sucessor de Esaú, Maalate tentará interferir na prova de coração do garoto, mandando um de seus servos lhe matar.

Os gêmeos embora "iguais" na aparência são "inimigos" desde o ventre materno sendo um impulsivo e deslumbrado e outro conservador e dissimulado. O maior conflito entre eles, na narrativa machadiana, é de caráter político, pois um é republicano e o outro monarquista.