Qual o filé de peixe mais saudável?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Salmão

Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

Linguado. Esse é um pequeno peixe rico em ômega 3, ácido graxo que tem efeito anti-inflamatório e é importante para a manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos.

O robalo é outro popular e tem carne mais fibrosa, mas com sabor e utilidade próximas da tilápia. O linguado é firme, mas macio, bom para assar ou grelhar. O bacalhau é rico em ômega 3, é típico da comida portuguesa e vai bem em vários recheios de pratos quentes.

Abadejo

Veja abaixo algumas características que podem definir qual o melhor peixe para você – e, no fim do post, a lista com os melhores de acordo com os principais objetivos para quem treina. Os peixes que contêm mais proteína são: Abadejo – cerca de 30g de proteína em 100g. Atum – cerca de 28g de proteína em 100g.

Fique atento se a superfície do peixe está limpa, sem pigmentações. Os olhos devem estar claros, vivos, transparentes. Repare também se o abdômen está firme, com escamas brilhantes, guelras róseas ou vermelhas. O cheiro deve ser natural e suave.

5 melhores opções de peixes de água doce comerciais com poucas espinhas:

  • Tilapia- filé
  • Pirarucu- lombo.
  • Pintado - lombo.
  • Tucunaré - filé
  • Piramutaba.

7 tipos de peixes ideais para a sua dieta saudável

  • Dourado. Apelidado de "rei dos rios", o dourado tem propriedades que auxiliam na regeneração de tecidos, regula a pressão e o PH sanguíneos, facilita os processos digestivos e as contrações musculares. ...
  • Garoupa. ...
  • Linguado. ...
  • Robalo. ...
  • Salmão. ...
  • Sardinha. ...
  • Truta.

Tilápia, Pangá, Merluza, Salmão, Pescada, Cação? O peixe é um alimento muito indicado para dietas, justamente por ser mais saudável que a maioria das outras fontes de proteína de origem animal, mas são poucos os que conhecem as melhores espécies para reeducação alimentar.

Algumas receitas que podem substituir tanto a proteína quanto o ômega 3 são frango com farinha de abóbora e um beiju com massa de tapioca enriquecida com linhaça e recheio de frango. Além disso, os pratos do dia a dia podem ser temperados com os óleos de linhaça e de chia.

O filé de merluza é um pouco mais magro do que o de pescada, por exemplo. “Em uma dieta com redução de calorias, já faz diferença”, comenta a nutricionista clínica Nathália Fonseca, do Rio de Janeiro.

Por ser uma carne neutra, ela agrada os mais variados paladares e dá liberdade imensa na escolha de seus acompanhamentos. Essa combinação faz dela um excelente curinga nas dietas alimentares, podendo ser consumida até duas vezes por semana.

A tilápia ajuda a prevenir a anemia, pois possui ótimos nutrientes, como vitaminas do complexo B3, B6, B9 e B12, magnésio, zinco. Auxiliando a manutenção de uma pele, cabelo e unhas mais saudáveis.

tilápia

A tilápia não é considerada um pescado remoso, ou seja, pode ser consumido pós cirurgias, tatuagens e durante a gravidez. Possui sabor suave, cor branca e baixo teor de gordura e até 20% de sua composição é pura proteína.

Portanto, os peixes são a opção mais indicada para quem está com colesterol acima do normal. “Se destacam aqueles com gordura ômega 3, como sardinha, namorado, truta, pescada amarela, linguado e salmão”.