Qual o figurino do frevo?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os dançarinos vestem roupas alegres e super coloridas, geralmente camisas curtas e justas amarradas na cintura, calça colada, shorts e saias para as mulheres. Tudo isso é acompanhado de sombrinhas e estandartes (bandeiras de cada grupo de dança).

Em todo bloco ela está lá, girando com suas tradicionais cores – amarelo, vermelho, verde e azul – ou estilizada com lantejoulas e outras estampas.

O frevo é uma manifestação cultural típica do Carnaval de algumas cidades da região Nordeste. O frevo é considerado uma dança folclórica e tradicional brasileira. O frevo é uma dança folclórica e tradicional brasileira da região Nordeste do país, mais precisamente do estado de Pernambuco.

O frevo teve os primeiros registros no final do século XIX, na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, em virtude de atritos entre bandas militares e os ex-escravizados. O termo “frevo” vem do verbo “ferver”, que sofreu alteração popular para “frever”, já que a dança possui um ritmo bastante acelerado.

Aprenda diferenças entre os três tipos de frevo: canção, de rua e...

  • Frevo de rua.
  • Frevo de bloco.
  • Frevo-canção.

FREVO: Confira 5 curiosidades sobre o ritmo

  • VOCÊ SABIA?
  • QUE O FREVO FOI O PRIMEIRO RITMO CRIADO PARA O NOSSO CARNAVAL.
  • INSTITUÍDO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE.
  • FREVO GANHOU SEU ESPAÇO.
  • TIPOS DE FREVO.
  • ESTANDARTE É SÍMBOLO CARACTERÍSTICO DO FREVO.

Osvaldo da Silva Almeida

A primeira delas foi no dia 14 de setembro, quando, em 1882, o jornalista Osvaldo da Silva Almeida usou o termo “frevo” pela primeira vez, sendo considerado o criador do nome do ritmo.

9 de fevereiro

No Recife, o DIA DO FREVO é comemorado anualmente em 9 de fevereiro, já em clima de carnaval, mas a data escolhida para a comemoração nacional é 14 de setembro.

História da sombrinha de frevo
Pesquisadores contam que a presença do guarda-chuva na dança do frevo está relacionada a uma expressão de ataque e defesa, um sentido de arma.

O frevo nasceu entre os séculos XIX e XX no estado do Pernambuco e logo foi ganhando espaço na cena carnavalesca de Recife e Olinda.

O frevo é importante porque é considerado uma dança brasileira nordestina original e tem enorme riqueza cultural, tanto que a dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007.

120 passos

O frevo possui mais de 120 passos catalogados.

No entanto, a data comemorativa pode confundir, já que o estilo musical é prestigiado em duas efemérides anuais: nos dias 14 de setembro e 9 de fevereiro. Acontece que a dupla celebração é marcada pela relação do ritmo com a imprensa.

PATRIMÔNIO IMATERIAL – O frevo está entre as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que, juntamente com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados pelas comunidades, grupos e, em alguns casos, indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio ...