Qual o feminino de Elohim?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Eloá significa “Deus”. O nome surgiu do hebraico Eloah, com plural Elohim, que significa “Deus”. Inicialmente era um nome masculino, mas passou a ser mais utilizado como nome feminino, no Brasil, graças à terminação em a que lhe confere uma sonoridade tradicionalmente feminina.

Significa “Deus”. Eloah é a variante hebraica que deu origem ao nome Eloá, de Eloah, quer dizer literalmente “Deus”.

O hebraico Elyon é traduzido como “Altíssimo”, e seu significado possui o sentido de “superior” ou “altamente elevado/exaltado”. O nome composto El Elyon, então pode ser traduzido como “Deus Altíssimo”, e aparece em destaque em Gênesis 14:18-20, como sendo o título do Deus adorado pelo rei e sacerdote Melquisedeque.

Quando os judeus vêem a palavra YHWH, dizem "ADONAI, que literalmente significa "meu senhor". Eloheinu é um dos nomes de Deus, seguido pelo pronome possessivo da primeira pessoa do plural, que podemos traduzir como "nosso Deus".

Elohim é uma palavra hebraica que normalmente significa “Deus”. No entanto, seu significado dependerá do contexto, especialmente por ser uma forma plural, que também pode indicar “deuses”, “anjos” ou “homens poderosos”.

Existe um profundo senso de mistério em Elohim. Ele é um Deus, mas três pessoas. A palavra Elohim é na verdade um substantivo na forma plural. Essas três pessoas constituem o que é chamado de Trindade, compreendendo Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Mas para o significado do nome de Deus em Êxodo 3 e em vários outros lugares da Bíblia, hayah carrega o peso adicional de representar o próprio Deus: Yahweh, “Eu sou”.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

Assim, o termo "Elohim", que significa Deus, começou a substituir Yahweh, a fim de demonstrar a soberania universal do Deus de Israel sobre todos os outros. Ao mesmo tempo, o nome divino era considerado sagrado demais para ser pronunciado.

Sendo assim, a palavra Elohim denota o singular Deus de Israel, mas em Sua plenitude, no sentido de Sua natureza incomparável, maravilhosa e extraordinária. Portanto, a palavra Elohim, estando no plural, expressa a supremacia, a grandiosidade, a majestade e a plenitude de Deus, o único Deus verdadeiro.

As duas festas passaram a ser celebradas no mesmo 31 de Outubro.

As pessoas registradas com este nome podem ser afetivamente chamadas pelos apelidos Elô ou Loá. Eloá é um nome bastante popular no Brasil, tanto nessa forma como nas suas variantes gráficas Heloá, Eloah e Elloá.

Nomes bíblicos femininos 2023. E na bíblia existem mais de 1800 nomes.

Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

O que é Javé:
Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico Yahveh ou Yehovah, que na bíblia sagrada foi traduzido para o latim na forma do tetragrama YHVH. Segundo algumas teorias, o significado mais aceito para o nome seria "Eu sou aquele que sou" ou "aquele que traz à existência tudo que existe".

Os “filhos de Elohims” são filhos de Seth por causa de sua santidade, de sua justiça e outras virtudes pelas quais a imagem de Elohims neles resplandecia como em filhos. A filiação, imediata e íntima, exprime dependência, semelhança e comunicação.

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Quando Jesus nos ensinou a orar, ele disse: Pai Nosso que estais no céu Santificado seja o seu nome... Que nome? É “Deus?”...

Kushim

Embora existam dúvidas sobre qual é o nome mais antigo já registrado, a maioria dos pesquisadores concordam que Kushim é o nome mais antigo conhecido no mundo, datando de cerca de 3.400 a 3.000 a.C. Surpreendentemente, Kushim não era um rei ou governante, ele parece ser um comerciante, já que os artefatos com seu nome ...

Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para os teólogos a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”.