Qual o feminino de ambidestro?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A forma ambidestraé [feminino singular de ambidestro] .

Por outro lado, não ter uma mão dominante (ou ser ambidestro) costuma ser relacionado com desenvolvimento atípico das habilidades motoras e linguísticas. Indivíduos ambidestros compõem entre 3 e 4% da população geral.

A ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo.

Isso por que alguns estudos mostram que os canhotos são mais criativos e poderiam ter uma ligeira vantagem nos esportes, jogos e uma série de atividades que envolvam estímulos, lançamentos simultâneos ou até mesmo rápidas sucessões. Já os destros, sofrem menos com dislexia e gagueira, por exemplo.

Alguns canhotos escrevem com a mão esquerda, mas chutam com o pé direito, por exemplo. Isso acontece porque os canhotos têm conexões cerebrais um pouco diferente da dos destros. “As pessoas que são canhotas são mais bilaterais do que as destras.

Canhotos são aqueles que desenham, pintam, rabiscam e realizam outras atividades com a preferência pela mão esquerda. Os que preferem expressar a sua arte com a mão direita são os destros, já os ambidestros usam as duas mãos.

A ambidestria não se limita apenas a capacidade de escrever com as duas mãos, ou chutar com ambos os pés. Ponta-direita Costuma ser um jogador ...

Algumas pessoas têm habilidades com os dois lados do corpo, o direito e o esquerdo. Por isso, são chamadas de ambidestras. É o caso de Nicole Sloboda de Oliveira, 9 anos. Ela é capaz de escrever com as duas mãos e sai tudo certinho!

No entanto, ao contrário do que alguns possam imaginar, é possível sim treinar o seu cérebro para se tornar ambidestro: basta apenas muita prática e paciência, pois você precisará primeiro se acostumar a usar a sua mão não dominante para as atividades diárias, para somente depois praticar as habilidades motoras finas, ...

Segundo a especialista, praticar a ambidestria melhora a inteligência e coordenação motora, porque estimula a capacidade cerebral. “Tem uma multiplicidade de benefícios”, defende Eliana. Grandes nomes da arte, como Leonardo da Vinci e Pablo Picasso pintavam tanto com a mão direita quanto a esquerda.

Como funciona o cérebro de uma pessoa ambidestro? Os ambidestros , no caso, tendem a ter um corpo caloso (a estrutura que fica entre os dois hemisférios cerebrais) maior, o que aumenta a comunicação entre os lados direito e esquerdo.

O que sabemos é que apenas cerca de 10% da população mundial é canhota — e que não há uma divisão igual entre os sexos. Cerca de 12% dos homens são canhotos, em comparação com 8% das mulheres.

Fatores genéticos também determinam se alguém vai escrever com a mão direita ou esquerda. A chance de ter uma criança destra é sempre maior. Mas, quando um ou ambos os pais são canhotos, a chance do filho ser canhoto é maior do que quando ambos são destros. Ainda assim, a chance de passar a característica é pequena.

Ainda que a ambidestria de nascença seja rara, existem vários casos de estímulo para a habilidade. Isso acontece em vários casos, por exemplo com canhotos que são obrigados a exercitar o lado direito do corpo por falta de adaptação do meio, vergonha ou pressão social.