Qual o feminino da palavra doutor?

Perguntado por: imota5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A forma [doutora]pode ser [feminino singular de doutor] , [nome feminino] , [segunda pessoa singular do imperativo de doutorar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de doutorar] .

doutor (nome masculino) -

substantivo feminino Mulher que recebeu o grau de doutor, especialmente em medicina. Fam. Sabichona, mulher de fala sentenciosa.

Vale dizer: feminino de mestre, em tais casos, é mestra, ou o substantivo é comum de dois gêneros, de modo que apresenta uma só forma para o masculino e para o feminino, e a distinção do gênero se faz apenas pelo artigo que o precede, do mesmo modo como se dá com artista e selvagem?

ou Mª o feminino: mestra. Mas para denominar o título acadêmico de quem fez mestrado costuma-se usar, tanto para a mulher quanto para o homem, a abreviatura MS ou MSc ou M.Sc., que vem do inglês "Master of Science" - isso sem prejuízo, naturalmente, da forma brasileira.

Usualmente pessoas que atuam como médicos, advogados, veterinários, dentistas e psicólogos são chamados de doutor ou chamadas de doutora.

O título de doutor é geralmente concedido a alguém que completou um programa de doutorado em uma área acadêmica específica, como medicina, direito, filosofia, engenharia, entre outras. Aqueles que obtêm um diploma de doutorado têm o direito de usar o título de “Doutor” como um prefixo a seus nomes.

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

Assim como o próprio termo, a abreviação de mestre também tem marcação de gênero. Isso significa que todas as mulheres que concluem o curso de mestrado recebem o título de mestra. Quer dizer, a abreviação de professor mestre é Prof. Me.

No Brasil, se tornou muito comum por meio das primeiras escolas de Medicina, no início do século XIX. "Na época, os médicos defendiam uma tese ao fim do curso e recebiam o título de doutor. Esse hábito de chamar de doutor surgiu nesse período, inspirado nos modelos de faculdades de outros países", comenta Melania.

De grande qualidade (ex.: foi um trabalho de mestre). Feminino: mestra. Origem etimológica:latim magister, -tri, o que comanda ou dirige, chefe, professor. Feminino: mestra.

O termo “doutor” é quase um sinônimo para “médico” no Brasil e até mesmo em outros idiomas (em inglês, por exemplo, o termo “doctor” é até mais usado que “medic”). No entanto, esse não é um termo exclusivo da área médica: Qualquer profissional que faça um doutorado em qualquer área é, também, doutor.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinodiretordiretores
Femininodiretoradiretoras

Para alguns, DR (discussão de relacionamento) soa como sinônimo de briga ou término do relacionamento. Entretanto, o que alguns não percebem, é justamente o oposto, que os relacionamentos dependem das DRs para evoluírem e se tornarem ainda mais profundos.