Qual o farol mais forte permitido?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Viu que, no Brasil, só é permitido o uso de luz branca ou amarelada nos faróis. Também conferiu que, se quiser modificar os faróis, só tem até 1º de janeiro de 2021 para fazer isso.
...

  • Verificar se está de acordo com o Inmetro.
  • Pegar o formulário junto ao Detran.
  • Pagar o DAE.
  • Fazer a vistoria.
  • Emissão do CSV.

Segundo a Resolução 383, de junho de 2011, do CONTRAN, em seu artigo 6º, as cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação dos veículos e que são permitidas são as seguintes: – Farol de luz alta: branca. – Farol de longo alcance branca. – Farol de luz baixa: branca.

A Marinha do Brasil inaugurou nesta segunda-feira, 18, o maior farol das Américas e o sexto maior do mundo. O Farol do Mucuripe, como é chamado, tem aproximadamente 72 metros, localizado em Fortaleza (CE), no bairro Vicente Pinzón.

Já ficou na dúvida de qual lâmpada por no farol de seu carro? Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.

Lâmpada super branca é permitida? As lâmpadas super brancas, além de modernas, ajudam na questão da visibilidade e sinalização de obstáculos e podem ser colocadas no veículo. Assim como no caso das lâmpadas de LED é preciso que estejam regularizadas pelo Inmetro.

Multa por trocar a lâmpada do farol
No parágrafo XIII do artigo, lê-se que “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados” pode resultar em multa de natureza grave. Ela tem valor de R$ 195,23 e equivale a 5 pontos na carteira.

Sim, lâmpada super branca é permitida, saiba que as mesmas devem possuir selos do “INMETRO” antes de serem devidamente instaladas no veículo, e elas também devem ser confeccionadas em LED, halogênio/halogênas ou tungstênio.

Conforme estabelecido por lei no artigo 224 do capítulo XV, utilizar farol de milha em vias iluminadas é proibido, considerada infração leve, mas com penalidade de multa. O mesmo se aplica ao uso do farol alto. O valor da multa é R$127,69 e o motorista perde 5 pontos na CNH.

Existem, sim, casos em que os faróis de led assumem a função do farol de neblina. Contudo, é preciso saber que suas funções são diferentes. Além disso, para trocar um farol de neblina por um de led, é necessário um estudo técnico. Isso porque o uso do farol full led não dispensa o farol de neblina.

Pode andar com farol apagado? Sim, o motorista não precisa andar com o farol aceso de dia, fora se estiver circulando por túneis, e em condições climáticas perigosas (chuvas, tempestades, neblinas e cerração) que obrigam o condutor a andar com o farol ligado.

Os encaixes mais comuns para farol principal são H1 e H7 no caso de faróis de foco duplo, ou H4 para farol de foco simples. O leque se abre quando o assunto é farol de milha, porque aí temos H3 e as famosas lâmpadas cachimbinho: HB4, HB3 e outras.

Infração leve prevista no CTB
No Brasil, de acordo com a Lei, o uso do farol alto é apenas permitido nas vias desprovidas de iluminação pública. Dentro dos centros urbanos, o correto somente é utilizar o farol baixo. O farol alto é permitido só em vias sem iluminação pública, deserta.

Mar de Iroise registra fortes tempestades e ondas gigantescas que assombram navegadores. Por isso, tem os chamados faróis do inferno.

La Jument

O farol se chama La Jument e é uma das lanternas de mar mais espetaculares da costa francesa. Está a dois quilômetros da ilha de Ouessant e foi construído entre 1904 e 1911 para sinalizar perigosíssimos escolhos que produziram inumeráveis naufrágios.

De acordo com a Resolução 227 do Contran, a cor da luz emitida pelo farol deve ser branca, por isso faróis azuis ou amarelos não são permitidos.

A eficiência luminosa das lâmpadas halógenas é de apenas 2% a 4%. Se a eficiência luminosa for melhorada, então uma luz mais brilhante é alcançada pelas lâmpadas LED, por outro lado, elas são 10 vezes mais eficientes que os halógenos e por isso são muito mais brilhantes que os halogênios.