Qual o Exu que cura?

Perguntado por: epimenta3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Omolu é o orixá da saúde, da doença e da morte. Anda sempre envolto em um manto de palha-da-costa que o cobre dos pés à cabeça, visando a ocultar as deformidades em seu corpo. Foram estas mesmas deformidades que o levaram a ser abandonado por sua mãe, Nanã, quando ainda bebê.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Hierarquia. Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Sendo assim, Orixá Obaluaê está associado à saúde e à cura.

Nas práticas terapêuticas na Umbanda, a cura não se dá só com os sentimentos e emoções do doente e dos participantes do ritual. Certos elementos da natureza são utilizados como meio nestas práticas terapêuticas. A água é um dos elementos mais usados juntamente com as ervas, folhas, raízes e casca de árvore.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Oração para a Cura
Tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, principalmente daquela que me aflige neste momento. Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem.

Explica-se quem é Omolu/Obaluaê velho e novo, pobre e rico, senhor cheio de ricos colares de pérolas, pobre velho, pais de filhos que pedem esmolas para realizar suas festividades, suas obrigações.

Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

Pelo fato de carregar no corpo as chagas das doenças que possui, Omolu aparece todo encoberto por um enorme chapéu feito das fibras desfiadas do dendezeiro. Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.

Deburu ou guguru
Deburu, do iorubá “gúgúrú”, que significa “milho seco frito”, é a pipoca oferecida aos orixás Obaluaiê e Omolu. Ela também pode ser estourada no dendê ou no azeite doce.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Banho Exú auxilia você que está passando por dificuldades financeira, materiais e espirituais. Contém as seguintes ervas: aroeira, gengibre, hortelã, picão preto, pau tenente, limão e pitanga. Coloque as ervas em 2 litros de água, depois leve ao fogo e deixe ferver por no máximo 3 minutos.

“Orixá Exú, vós que sois o Orixá Regente do Vazio, o Orixá Vitalizador, O Orixá Esgotador dos excessos humanos e de suas ilusões vãs, auxilie-nos. Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça.

Outros exus comuns, porém ainda perigosos, são Exu Ventania e o Exu Morcego.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Continuar lendo Qual Exu e da cura?