Qual o Exu que abre os caminhos?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Axés & Magias: Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual.

Para as religiões nascidas na África e transportadas para cá de navio, Exu é o dono dos caminhos. É o movimento. É o princípio dinâmico da vida. É o mensageiro de dois mundos, este em que os homens rogam, o outro em que os deuses acodem.

Passe bastante óleo de oliva na vela toda, e em seguida na canela em pó. Coloque no porta velas e, ao redor, coloque os grãos de milho e 3 paus de canela. Tudo bem arrumado e bonito. Acenda a vela e concentre-se na abertura dos seus caminhos, sucesso, prosperidade…

ORAÇÃO A EXU Tu que tens o poder de abrir os caminhos, de guardar as encruzilhadas, que domina o poder devolvedor, retornador e quebrador. Pedimos vossas bênçãos em nossas vidas. Quebre as demandas de nossos egos, de nossos pensamentos e sentimentos negativos.

Banho Exú auxilia você que está passando por dificuldades financeira, materiais e espirituais. Contém as seguintes ervas: aroeira, gengibre, hortelã, picão preto, pau tenente, limão e pitanga. Coloque as ervas em 2 litros de água, depois leve ao fogo e deixe ferver por no máximo 3 minutos.

Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.

Nos mitos, Exu conquistou as encruzilhadas e com ela o domínio da força da rua, da escuridão das esquinas, onde ninguém enxerga ele vê além, é ele quem abre e fecha os caminhos, cruza e descruza as possibilidades da vida, por isso, quem tem Exu, tem caminho pra caminhar e tem estrada pra se aventurar.

as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Atua no caos para que a ordem prevaleça. Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade. Exu é também o guardião do mercado, do comércio.

Comece fervendo meio litro de água e coloque três pitadas de açúcar, três sementes de girassol e três flores secas de camomila. Tome seu banho higiênico e, depois, despeje o banho de ervas, do pescoço para baixo, e reze uma oração de sua preferência, mentalizando a abertura de caminhos.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça.

é que não é recomendado que você acenda pra vela, pra Exu e pomba gira dentro de casa, você vai na encruzilhada.

Exu do Ouro é o único guardião ou entidade que trabalha 100% para o bem e pode ser cuidado dentro de sua casa. Exu chama dinheiro é o grande guardião que nos auxilia um fluxo de dinheiro constante e se invocado junto com Exu do Ouro seus rendimentos serão infinitos.

Observar sonhos: Os sonhos também podem trazer mensagens e revelações de seu exu guardião. Observe os sonhos que tenha e tente identificar sinais que possam estar relacionados à entidade. Consulta com o pai de santo: O pai de santo é capaz de identificar o exu guardião de uma pessoa através de um jogo de búzios.

Dandá da Costa – Erva Quente. Casca de Cebola – Erva Quente. Casca de Alho – Erva Quente. Mamona – Erva Quente.

Figo Benjamim: Erva usada na purificação de pedras ou ferramentas e na preparação do fetiche de Exu. É empregada também em banhos fortes nas pessoas obsidianas. No uso popular, suas folhas são cozidas para tratar feridas rebeldes e debelar o reumatismo.

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Iemanjá – Exu Rainha. Os Exus mais poderosos e evoluídos são chamados de “ Exus cabeças de legião”, que são sete e comandam uma legião espiritual, ou seja, as 7 linhas de Umbanda e seus Comandantes. movimentar e desenvolver suas funções e seus destinos e recebe o título de Elegbára (senhor do poder).

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.