Qual o exame que detecta problema nos nervos?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular. O exame divide-se basicamente em duas partes: o estudo da condução nervosa e a eletromiografia de agulha.

Um exame neurológico, também chamado de neuroexame, é uma avaliação do sistema nervoso de uma pessoa que pode ser feita no consultório do médico, com instrumentos como luzes e martelos reflex e geralmente não causa dor ao paciente. O sistema nervoso consiste no cérebro, na medula espinhal e nos nervos dessas áreas.

A síndrome de Guillain Barré é um distúrbio autoimune, ou seja, o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo.

A síndrome de Guillain-Barré, também conhecida por polirradiculoneuropatia idiopática aguda ou polirradiculopatia aguda imunomediada, é uma doença do sistema nervoso (neuropatia) adquirida, provavelmente de caráter autoimune, marcada pela perda da bainha de mielina e dos reflexos tendinosos.

Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

O exame de eletroneuromiografia pode ser realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde que haja encaminhamento médico. O procedimento também está disponível em clínicas particulares, custando a partir de R$ 300.

O neurologista pode fazer uso de vários exames neurológicos para diagnosticar uma doença, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratoriais, doppler transcraniano e eletromiografia.

Pode ficar tranquilo! Eletroneuromiografia (ENMG) não dói! Durante o estudo da condução nervosa breves choques elétricos são aplicados em locais específicos no membro superior ou inferior para determinar como os nervos estão conduzindo a corrente elétrica e conseqüentemente em que condições eles se apresentam.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

O exame é feito por um médico neurofisiologista clínico, que avalia a condução nervosa e a atividade muscular por meio de estímulos elétricos. Os eletrodos são colocados na pele do paciente e registram a atividade elétrica em diversos músculos e nervos.

Você sabe o que é um neurologista? Ou quais doenças esse médico trata? O profissional especializado em neurologia é aquele responsável por diagnosticar e tratar problemas do nosso sistema nervoso e neuromusculares.

A tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros.

Nos casos de inflamação nos nervos, a terapia imunossupressora, à base de corticoide e imunoglobulina, pode reverter completamente o quadro e praticamente promover a cura do paciente.

Doenças infecciosas – causadas por bactérias ou vírus que podem afetar os nervos pela liberação de toxinas ou pela degeneração provocada pela presença do microorganismo. Traumas – acidentes, fraturas ou cirurgias podem causar lesões nos nervos que levam a dores agudas, de grande intensidade, no período pós-operatório.

Possíveis causas
É mais comum de ocorrer devido a alcoolismo, deficiência de vitaminas e neuropatia diabética, por exemplo, mas também pode surgir após acidentes e cirurgias, devido à lesão de nervos na parte do corpo afetada.

Tratamento de dor neuropática

  1. Medicamentos (como analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes)
  2. Fisioterapia e/ou terapia ocupacional.
  3. Cirurgia, caso necessário.
  4. Estímulo da medula espinhal ou dos nervos.
  5. Um bloqueio nervoso.