Qual o exame que detecta a doença ELA?

Perguntado por: nribeiro2 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O diagnóstico da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é feito pelo quadro clínico de perda de força com atrofia muscular e pelo exame de eletroneuromiografia.

Principais sintomas

  1. Diminuição da força nos músculos da garganta;
  2. Espasmos ou câimbras frequentes nos músculos, especialmente nas mãos e pés;
  3. Voz mais grossa e dificuldade em falar mais alto;
  4. Dificuldade para manter uma postura correta;
  5. Dificuldade para falar, engolir ou respirar.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é mais comum entre os 50 e 70 anos, mas frequentemente observamos casos em pessoas mais jovens ou mais velhas, a ponto de a idade não ser um fator que exclua o diagnóstico.

Doenças que podem ser confundidas com ELA
Algumas condições se apresentam de maneira muito similar, sendo que algumas delas, como a Esclerose Lateral Primária (ELP) e a Atrofia Muscular Progressiva podem ser consideradas formas distintas da ELA.

Prevenção: Não e conhecida nenhuma forma de prevenção. Pode ser recomendado o aconselhamento genético se houver história familiar de ELA. Sintomas: A fraqueza muscular.

Homens e mulheres estão suscetíveis a desenvolver a doença, com uma leve predominância para o sexo masculino. A ELA também recebe o nome de doença de Lou Gehrig, em referência a um jogador de beisebol que faleceu em decorrência da enfermidade.

Os sintomas iniciais mais comuns são os seguintes:

  • Formigamento, dormência, dor, ardor e coceira nos braços, pernas, tronco ou face e, algumas vezes, uma menor sensibilidade ao toque.
  • Perda de força ou destreza em uma perna ou mão, que pode se tornar rígida.
  • Problemas com a visão.

Enquanto a esclerose lateral amiotrófica é classificada como uma doença neuromuscular, por acometer os neurônios alfa, a Esclerose Múltipla trata-se de uma doença desmielinizante e inflamatória, tendo a desmielinização como a sua base.

Três classificações de ELA foram descritas:

  • Esporádica. A ELA esporádica é a forma mais comum da doença e é responsável por 90 a 95% dos casos. ...
  • Familiar. A ELA familiar (FALS) é responsável por 5 a 10% dos casos. ...
  • Guamanian.

De acordo com o banco de dados de ”ALS CARE”, 60% das pessoas com ELA são homens e 93% dos pacientes são caucasianos. A maioria das pessoas que desenvolvem ELA estão entre as idades de 40 e 70 anos, com uma idade média de 55, no momento do diagnóstico.

O motivo pode ser uma redução da sensibilidade do corpo à dor ou uma atitude mais estoica em relação a ela. Algumas pessoas mais velhas pensam erroneamente que a dor é uma parte inevitável do envelhecimento e assim a minimizam ou não a mencionam. As causas mais comuns são doenças musculoesqueléticas.

7 sintomas de demência

  1. 1 Perda de memória.
  2. 2 Dificuldade para realizar planejamentos e tarefas.
  3. 3 Problemas com a fala e escrita.
  4. 4 Alterações no humor.
  5. 5 Dificuldade em compreender informações.
  6. 6 Desorientação sobre lugar e espaço.
  7. 7 Apatia.

O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Porém, mesmo com todas as conquistas da ciência, algumas enfermidades permanecem sem cura conhecida, como acontece com o lúpus, o Alzheimer e a fibromialgia. Nesses casos, existem tratamentos qualificados e prolongados que podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

5 doenças silenciosas que demoram a se manifestar

  1. Hipertensão arterial. A hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta é uma doença de alta incidência no Brasil e no mundo. ...
  2. Diabetes. ...
  3. Ovário policístico. ...
  4. Endometriose. ...
  5. AIDS.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta paralisia motora irreversível. Esclerose significa endurecimento; lateral, porque a doença começa geralmente em um dos lados do corpo e amiotrófica, porque resulta na atrofia dos músculos.

É válido ressaltar que não há cura para a doença, apenas cuidados que podem amenizar os sintomas.

  1. Riluzol (remédio utilizado no começo do tratamento da ELA) ...
  2. Fisioterapia. ...
  3. Contatar um nutricionista. ...
  4. Ajuda e apoio psicológico. ...
  5. Apoio familiar e de amigos. ...
  6. Manter o paciente informado. ...
  7. Tratamento em casa.

Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

Como a ELA é uma doença degenerativa progressiva, a fraqueza tende a se espalhar gradualmente para outros músculos do corpo; O modo como a ELA afeta e progride varia de pessoa para pessoa. Cerca de 20% dos portadores vivem cerca de 5 anos ou mais, e até 10% vivem mais de 10 anos.