Qual o exame que detecta a cistite?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

Diagnóstico de cistite
Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

O tratamento
Antes de tudo: beba bastante água. O tratamento da cistite em geral também prevê o uso antibiótico por pelo menos três dias, podendo se estender em casos de infecções mais severas e persistentes.

O médico urologista é responsável pelo aparelho urinário tanto de homens como de mulheres. Entre os problemas urológicos femininos mais comuns estão a incontinência urinária, a cistite intersticial e os prolapsos genitais.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

Fatores que pioram
Bebida alcoólica. Alimentos ácidos (laranja, limão, abacaxi e etc.). Café. Chá preto.

As cistites podem ser de dois tipos: aguda, mais facilmente tratada e pouco frequente, e crônica, que pode acontecer de 4 a 5 vezes ao ano ou mais, e exige tratamento mais prolongado. Necessidade urgente e não habitual de urinar com frequência, inclusive à noite. Pouco volume de urina em cada micção.

A cistite por Candida pode ser assintomática, provocando apenas alterações nas análises de urina ou pode ter sintomas semelhantes aos da cistite bacteriana, com dor para urinar e micção frequente. A infecção invasiva dos rins é incomum, sendo mais grave e mais difícil tratamento do que a infecção da bexiga.

A cistite causa dor ao urinar, dor na bexiga, baixo ventre e costas e necessidade de urinar frequentemente.

A cistite de repetição é comumente causadas pela bactéria Escherichia Coli, originária do trato intestinal. A cistite apresenta como principais sintomas a ardência miccional, vontades urgentes e/ou frequentes de urinar, dor após a micção e sangramento na urina.

Portanto, respondendo uma dúvida frequente, se a nimesulida serve para infecção urinária, a resposta é que ela ajuda a diminuir a dor, mas não a curar a infecção.

Para que serve: Pyridium é indicado para o alívio de disúria (dor no momento de urinar), dor, ardor e outros desconfortos decorrentes da irritação da mucosa do trato urinário inferior, causados por infecção, trauma, cirurgia ou outros procedimentos hospitalares.

A cistite, inflamação da bexiga, pode afetar homens e mulheres, mas elas são as principais acometidas devido à anatomia do trato urinário feminino. Causada mais comumente por infecção urinária bacteriana, a condição requer tratamento adequado para evitar evolução para infecções mais graves.