Qual o exame para saber se tem trombose?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Um ultrassom Doppler é a principal resposta para a pergunta: qual exame detecta trombose? Ele é um teste que usa ondas sonoras de alta frequência para medir a quantidade de fluxo sanguíneo através de suas artérias e veias, geralmente aquelas que fornecem sangue para seus braços e pernas.

O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Quais sintomas de trombose na perna?

  1. Dor;
  2. Edema (inchaço);
  3. Vermelhidão na pele;
  4. Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);
  5. Dilatação do sistema venoso superficial;
  6. Rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao apalpar;
  7. Aumento da temperatura local.

O portal UOL fez um levantamento em alguns dos principais laboratórios do país. De acordo com o site, os exames custam entre R$ 900 e R$ 3.000 e não tem cobertura pelo SUS.

Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

A má circulação nas extremidades, como pés e pernas, é o tipo mais grave da situação e é utilizada para se referir a diversos sintomas, como dor, sensação de peso, cansaço e formigamento, entre outras sensações.

O hemograma não demonstra essa doença, pois reflete apenas a situação do sangue através da análise dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

Por que acontece a trombose? A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas, provocando o bloqueio do fluxo sanguíneo e causando dor e inchaço no local. A trombose ocorre, geralmente, após uma cirurgia ou por falta de movimento prolongado.

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos anticoagulantes como a heparina ou varfarina e, nos casos mais graves, cirurgia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações como a embolia pulmonar.

Como prevenir que aconteça?

  1. Praticar exercícios ou fazer pequenas caminhadas regularmente.
  2. Manter um peso ideal.
  3. Mover as pernas após muito tempo em repouso.
  4. Utilizar meias elásticas.
  5. Evitar o uso de cigarro.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

A trombose venosa profunda (TVP) que ocorre em veias profundas localizadas nos músculos da perna e da pelve é o tipo mais comum de trombose venosa (Carameli et al, 2004). A embolia ocorre como consequência de um trombo que se desprende e se desloca até uma veia ou artéria causando sua obstrução.

O Dímero D, também conhecido como D-Dímero, é um produto da degradação de fibrina. A sua dosagem é utilizada como auxiliar no diagnóstico ou para afastar a hipótese de doenças ou quadros trombóticos, que é a produção de coágulo no sangue.

Esta elevação de D-dímero na literatura cientifica vigente para pacientes com COVID-19 vem sendo atribuída a intensa reação inflamatória da infecção viral, bem como há relatos que durante a infecção do COVID-19, há maior eventos de trombose, o que piora em muito o prognóstico e eleva a mortalidade dos pacientes.

7 exercícios para melhorar a circulação nas pernas

  1. Caminhada. O movimento mais simples de todos também é um grande aliado à saúde circulatória. ...
  2. Natação. ...
  3. Alongamento de panturrilhas. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Movimentação dos pés. ...
  7. Separação de pernas.

Ovo não está contra-indicado em quem tem trombose venosa profunda e está realizando tratamento com Xarelto.