Qual o exame para saber se tem sopro no coração?

Perguntado por: iescobar8 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O exame físico com o estetoscópio, denominado ausculta cardíaca, é o primeiro meio para diagnosticar o sopro no coração. O sopro no coração é um dos fatores que gera apreensão das famílias e pode afetar recém-nascidos, crianças maiores e adolescentes.

Quando o Sopro no Coração se Torna Perigoso
Podemos dizer que o tipo mais perigoso de sopro é aquele derivado de problemas patológicos, ou seja, alguma disfunção nas estruturas cardíacas que pode levar a alguns riscos quando falamos da qualidade de vida de um paciente.

Sopro no coração: tratamentos e medicamentos

  • Digoxina (comprimido) Medicamento Genérico. Laboratório: Teuto. ...
  • Rosuvastatina cálcica (comprimido revestido) Medicamento Genérico. Laboratório: Medley. ...
  • Sinvastatina: para que serve e como usar. Medicamento Genérico. Laboratório: Multilab.

Normalmente, o sopro no coração, também chamado de prolapso da válvula mitral e síndrome de Barlow, não é fatal, não requer tratamento e nem mudanças no estilo de vida. Entretanto, algumas pessoas podem precisar de medicamentos ou cirurgia, especialmente se o prolapso estiver associado à regurgitação grave.

O sopro cardíaco não impede a prática de atividades fisicas, desde que sejam seguidas as orientações médicas. Não existe uma causa específica para o problema.

Alguns hábitos de um estilo de vida mais saudável podem prevenir o sopro no coração: Controle da pressão arterial e colesterol. Ingerir alimentos mais saudáveis, evitar frituras, sal em excesso e processados. Consumo de bebidas alcoólicas com moderação.

Cardiopatia grave dá direito a aposentadoria por invalidez? Sim. De acordo com a Lei Nº 8.213/91, cardiopatia grave está na lista de doenças que garantem o direito a aposentadoria por incapacidade permanente.

O sopro em si não apresenta sintomas. Se existe algum sintoma é que a doença já está avançada. O mais importante é identificar o que está causando o sopro e trabalhar nessa causa. A maioria das doenças valvares, quando apresenta sintomas, é sinal de que a doença já está avançada.

Mas, em média, fazendo uma avaliação geral desses aspectos, o valor de um ecocardiograma gira em torno de R$ 200,00 a R$ 500,00. Mas, se esse é um valor que você não pode pagar, não deixe de realizar o seu teste por isso. Existem clínicas populares em algumas cidades que disponibilizam o exame a preços acessíveis.

O sopro inocente é um som auscultado durante o exame físico da criança e quando fazemos o ecocardiograma não encontramos alteração patológica que justifique o sopro. O exame é normal! O sopro inocente é uma alteração fisiológica percebida na infância e costuma desaparecer com o crescimento.

O sopro no coração acontece quando o sangue precisa passar por um orifício que está menor do que deveria. Assim, como se enfrentasse maior dificuldade para fazer a travessia, a passagem do sangue acaba por emitir o som.

O sopro no coração, não é uma doença, mas dependendo do caso, pode ser um indício de algum problema no coração. Podem haver alguns sintomas como falta de ar, falta de apetite, dor no peito, tontura e desmaio.

Por se tratar de uma condição normal, o sopro inocente não requer tratamento, já que ele desaparece naturalmente. No entanto, é recomendado fazer um acompanhamento com o cardiologista a cada seis ou 12 meses para checar se houve alguma alteração no quadro.

Por se tratar de uma condição normal, o sopro inocente não requer tratamento, já que ele desaparece naturalmente. No entanto, é recomendado fazer um acompanhamento com o cardiologista a cada seis ou 12 meses para checar se houve alguma alteração no quadro. O tratamento do sopro patológico depende de cada caso.