Qual o exame para saber se tem pedra nos rins?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Como diagnosticar pedra nos rins? Os cálculos renais podem ser diagnosticados por exames de imagem, como raio-X de abdômen, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou pela urografia excretora, um exame mais específico que possibilita o estudo radiológico dos rins, vias urinárias e bexiga.

O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.

As clínicas particulares cobram em média de R$ 80 a R$ 120, dependendo da região do país. Os procedimentos que utilizam tecnologias mais recentes, como o tridimensional (3D) ou o Doppler, podem ser mais caros devido ao alto nível de detalhe que podem fornecer.

Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.

Cálculos no rim ou ureter podem causar dor lombar, geralmente na região entre as costelas e o quadril. A dor também pode atravessar o abdômen e descer entre as pernas. A dor é muito intensa e ela vem e vai.

Geralmente concentrada nas laterais da coluna vertebral – próxima do nervo ciático -, essa dor se caracteriza por ser um incômodo constante, com ocasionais pontadas mais pronunciadas.

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

Dores insuportáveis nas costas, sangue na urina, náuseas e vômitos e vontade frequente de urinar podem ser sinais de Pedras nos Rins. Assim que esses sintomas aparecem, é fundamental procurar o Médico Urologista.

O que fazer para pedra no rim sair mais rápido? Beba mais água – É necessário que qualquer indivíduo consuma pelo menos 2 a 3 litros de água por dia. Aliás, a principal causa dos cálculos renais é a desidratação, dessa forma, reidratar-se é o primeiro passo para evitar a formação de pedras nos rins.

Medicamentoso. Normalmente, atribuídos à melhora da dor e para expelir a pedra no rim. Anti-inflamatórios, como o Diclofenaco e o Ibuprofeno, analgésicos, como o Paracetamol, ou anti-espasmódicos, como o Buscopan, são os mais indicados. Além disso, o médico pode receitar o Alopurinol, para expelir.

Orientações para o dia do exame:
Tomar no espaço de 02 horas antes do exame, 06 copos de qualquer líquido e ficar sem urinar; Tomar no espaço de 01 hora antes do exame, 04 copos de qualquer líquido e ficar sem urinar; No momento do exame você deverá estar com a “Bexiga Cheia” Não precisa estar em jejum.

O exame de ultrassom das vias urinárias permite que o médico verifique se há ou não a presença de pedras na bexiga.

Durante o exame, uma máquina de ultrassom envia ondas sonoras para a área do rim e as imagens são gravadas em um computador. As imagens em preto e branco mostram a estrutura interna dos rins e órgãos relacionados.

As pedras alojadas nos rins não costumam causar desconforto. Mas quando elas se deslocam e percorrem até a bexiga, a pessoa pode sentir picos intensos de dor abdominal (cólicas).

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

As pedras nos rins se formam no trato urinário e elas bloqueiam o fluxo de urina. Contudo, os cálculos biliares se formam na vesícula biliar e bloqueiam o fluxo da bile para o trato digestivo. Os cálculos renais são feitos de cristais de cálcio, fosfato, oxalato e ácido úrico.

Gravidade da dor
A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave, sendo caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.

Para aliviá-la, primeiramente é importante permanecer em repouso, sem realizar muitos movimentos. Movimentar-se pode intensificar a dor e agravar o quadro se já houver alguma inflamação ou lesão. Em seguida, prepare uma compressa com água quente e aplique no local da dor.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.