Qual o exame para saber se tem H Pylori?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A bactéria H. pylori é diagnosticada por exame de endoscopia.

Helicobacter pylori Anticorpos IgG, Soro - R$32,00 - Labi Exames.

H. Pylori: dor intensa no estômago é um dos sintomas da infecção por essa bactéria.

´Exame respiratório pode substituir endoscopia`
O estudo, que foi apresentado pela Associação Médica da Grã-Bretanha, mostra que esse teste é eficiente para detectar a presença da Helicobacter pylori no sistema digestivo.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

H,pylori causa úlceras (feridas) no estômago e nos intestinos, desencadeando também sintomas como: Fezes escuras e com sangue. Problemas respiratórios. Tonturas ou desmaios.

Pylori tem cura? Sim, existe cura definitiva com uso de bloqueador de bomba e antibióticos. O tratamento é feito com o uso de bloqueador de bomba, como Omeprazol, Lanzoprazol, Esomeprazol e Pantoprazol. Além do uso de antibióticos, como Amoxilina e Claritromicina.

Exames de histologia, teste respiratório com ureia marcada, teste de antígeno fecal e sorologia também são indicados para a detecção da bactéria. Normalmente, o tratamento envolve a prescrição de antibióticos e, após isso, é realizado um novo exame para verificar se a bactéria foi mesmo eliminada.

A infecção ocorre principalmente pela água e alimentos contaminados, pela falta de higiene e pelo contato com vômito ou fezes de pessoas que têm a bactéria. Dentro do organismo, ela se instala no estômago e pode causar gastrite e úlceras.

A bactéria H. pylori contribui para a formação de úlceras ao elevar a produção de ácido, afetando as defesas normais do estômago contra o ácido gástrico e produzindo toxinas.

O diagnóstico conclusivo acontece com o exame de endoscopia que verifica a saúde das estruturas internas do esôfago, estômago e porção inicial do intestino (duodeno) e coleta material para o teste de presença da bactéria. O diagnóstico conclusivo acontece com o exame de endoscopia.

O H. pylori positivo não é sinal de câncer, mas precisa estar atento, pois pode aumentar a chance de desenvolvimento de câncer de estômago em algumas pessoas. É uma bactéria resistente que se aloja no estômago, adquirida geralmente pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Também há registro de pessoas quem têm a sensação de inchaço na barriga e sensação de saciedade rápida da fome, mesmo comendo uma pequena quantidade de alimento.

Gastroscopia. Conhecida popularmente como endoscopia. Tem a finalidade de avaliar os órgãos do sistema digestivo e diagnosticar doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e outras doenças mais graves.

Endoscopia é o nome do procedimento não cirúrgico utilizado para examinar o trato digestório de um paciente. O exame tem como objetivo diagnosticar diversas doenças que possam estar atreladas a sintomas de dor no estômago, mudanças intestinais, dificuldade para engolir e entre outros.

Hemograma completo
O diagnóstico do câncer gástrico também pode ser favorecido através do hemograma completo, a fim de identificar o quadro de anemia. Isso porque essa condição pode estar relacionada a um sangramento no estômago. Outra possibilidade é o exame de sangue oculto nas fezes.