Qual o exame para saber se tem desvio de septo?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 13 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

A nasofibrolaringoscopia para diagnosticar o desvio de septo é rápida e segura e pode ser realizada em pacientes de todas as idades, sendo indicada para diversas situações.

Assim, a pesquisa sugere que a radiografia panorâmica não deve ser utilizada para diagnosticar desvios septais, sendo o exame otorrinolaringológico e a tomografia computadorizada os meios mais indicados para este fim.

Na maioria dos casos, o desvio de septo não causa sintoma. No entanto, alguns pacientes podem apresentar sinais de desvio de septo, como o nariz constantemente entupido, dificuldade de respirar ao realizar atividade física mais intensa e hemorragias nasais, além de roncos ou barulhos com o nariz ao pegarem no sono.

O nariz de quem tem desvio de septo pode apresentar assimetria, com uma narina mais estreita do que a outra, e, em casos graves, deformidades visíveis no nariz.

Respiração pela boca, dificuldade para dormir, apneia do sono, roncos, cansaço, dores de cabeça e na face são outros sintomas que podem estar associados ao desvio do septo.

Em determinados casos, o desvio de septo pode causar problemas como: obstrução que consequentemente causa dificuldade para respirar; aumento da frequência de sangramento nasal; favorecimento de sinusite recorrente; dores e incômodos; ronco e até mesmo apneia do sono.

O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos.

Quem tem desvio de septo precisa fazer septoplastia? Nem sempre. A condição não é, em si, um indicativo incontestável para o tratamento cirúrgico. A cirurgia de desvio de septo só é recomendada quando existem sintomas que prejudiquem o bem-estar e a qualidade de vida do paciente, gerados pela obstrução nasal crônica.

Em agosto de 2023, o valor da cirurgia de desvio de septo em Belo Horizonte varia entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, dependendo de fatores como o tipo de procedimento e se inclui aspectos estéticos.

O exame é realizado com um instrumento de óptica rígida que é introduzido pelo nariz após a anestesia tópica da mucosa nasal com lidocaína e vasoconstrictor. Pode haver apenas um leve desconforto ao se colocar a substância anestésica em contato com a mucosa nasal, no entanto, é muito rápido.

Quando devo realizar a endoscopia nasal? Todo paciente com obstrução nasal, roncos e sangramentos nasais deve realizá-lo. Ela avalia a presença de adenóides aumentadas, desvio de septo, cornetos aumentados, sinusite, presença de corpos estranhos e até mesmo de tumores.

Os resultados mostraram que a prevalência de desvio de septo foi significativamente maior em pacientes com rinite crônica do que na população em geral.

A resposta é sim, o desvio de septo pode voltar e isso acontece basicamente por dois motivos: quando não é retirado completamente o desvio na cirurgia, lembrando que em alguns casos é impossível remover todo o desvio pois isso levaria a perda de sustentação do nariz, ou quando existe uma memória importante da mucosa do ...

A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio. Uma tala de silicone é deixada no nariz por uma semana, quando então é retirada no consultório. Não se faz necessário o uso de tamponamento nasal, porém, excepcionalmente pode ser necessário.

Como falamos, o desvio pode não apresentar sintoma algum. Porém, em boa parte das vezes, quem sofre com o problema tem queixas como nariz entupido, cefaleia (dor de cabeça), dores na face, apneia, respiração oral (pela boca) e ronco.

Embora a sinusite crônica possa ser causada por uma infecção, é mais provável que seja causada por um problema estrutural no nariz. Lesão no nariz, pólipos nasais e desvio de septo são alguns exemplos de problemas estruturais que podem contribuir para um caso crônico de sinusite.