Qual o exame para saber se tem artrose?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Além da consulta ao médico, há exames de imagem que auxiliam no diagnóstico, como é o caso do raio-X e da ressonância magnética.

O diagnóstico da Osteoartrose é essencialmente baseado nos sintomas, na observação articular e na avaliação radiográfica das articulações. A ecografia pode ajudar o diagnóstico diferencial e a orientação terapêutica, mas na maioria das vezes não são necessários outros meios de diagnóstico.

O médico também pode solicitar exames de laboratório. Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.

Tanto o médico Ortopedista quanto Reumatologista tratam da osteoartrite. O reumatologista pode ser importante nos quadros de poliartrose, em que muitas articulações são afetadas, e no diagnóstico diferencial de outras doenças articulares, como artrite reumatóide e espondiloartropatias.

A artrose pode ser causada pelo próprio desgaste da cartilagem ou pode ser uma consequência de outras doenças médicas, como a obesidade, a gota e a diabetes.

Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles:

  • Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. ...
  • Ressonância magnética: produz imagem clara e detalhada dos tecidos, incluindo cartilagem.

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o motivo da artrose também ser chamada osteoartrite.

A dor é o principal sintoma de artrose de quadril. Ela ocorre geralmente na região da virilha e na frente do quadril, piorando ao andar, ficar sentado por muito tempo ou deitar sobre o lado dolorido. Além disso, as dores podem surgir na região da coxa, na lateral da bacia, nas nádegas e irradiar para a coluna lombar.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Excesso de peso, esforço repetitivo, diabetes e distúrbios hormonais são fatores que favorecem o desenvolvimento da artrose e devem ser controlados para evitar que o quadro piore.

As pessoas que possuem artrose devem evitar alimentos industrializados já que eles são responsáveis pela produção de sódio, ocasionando inchaço e aumentando a intensidade das dores. É preciso investir em frutas e legumes como cebolas, maçãs, abacaxis e morangos, já que eles são antioxidantes.

Para completar, a artrite acaba sendo, em muitos casos, uma patologia de base (a que origina outras) da artrose. Desta forma, a artrose acaba sendo mais complicada de tratar e de obtermos uma melhora, quando comparada a artrite.

A dor da artrose costuma ser crônica, ou seja, é uma dor persistente que dura meses a anos e que tem seus altos e baixos durante o tempo, mas o seu nível de incômodo ao paciente cresce com o passar dos anos.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

As doenças que mostram quando procurar um reumatologista têm em comum sintomas como dor, deformidades e limitações sem o tratamento adequado. Entre as enfermidades mais comuns estão a artrose, artrite reumatoide, fibromialgia e outras síndromes autoimunes, posturais, inflamatórias e metabólicas.

Velocidade de Hemossedimentação - R$20,00 - Labi Exames.