Qual o exame para detectar cistite?

Perguntado por: mmedeiros . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.

Possíveis complicações da cistite
Uma cistite mal tratada pode ocorrer problemas como a migração das bactérias da bexiga para os rins (pielonefrite) tornando o caso mais grave. Quando atingem os rins, surgem sintomas como febre, dor lombar intensa e vômitos.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

A cistite causa dor ao urinar, dor na bexiga, baixo ventre e costas e necessidade de urinar frequentemente.

Diversos fatores de risco para ocorrência de cistites recorrentes foram identificados em estudos clínicos, incluindo aumento da frequência de relações sexuais e uso de agentes espermicidas, diabetes mellitus, presença de bexiga caída (prolapso genital), retenção de urina ou incontinência urinária e menopausa.

Cistite pode ser dolorosa, mas você pode tomar medidas para aliviar o desconforto:

  1. Faça uma compressa quente para aliviar a dor.
  2. Mantenha-se hidratado.
  3. Urine com frequência.
  4. Tome um banho de assento.

Chá de uva-ursina
Inflamações no rins, bexiga e uretra encontram tratamento eficaz com esse chá caseiro bom para cistite. Isso porque ele tem ação antimicrobiana, diurética e anti-inflamatória. Coloque 50 a 60 gramas de folhas de uva-ursina para ferver em 1 litro de água por 15 minutos.

Estou com todos os sintomas de infecção urinária + o exame de urina da negativo, o que pode ser? Você precisa de uma avaliação mais detalhada, pois estes sintomas podem significar várias patologias, desde infecções por bactérias atípicas até alterações no funcionamento da bexiga.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

O que é infecção urinária?

  1. Cistite : quando acomete a região da bexiga. Um dos sintomas é o desejo urgente de urinar e até mesmo sentir dor na micção. ...
  2. Pielonefrite: infecção localizada nos rins. ...
  3. Uretrite: infecção que ataca a uretra, podendo causar secreção e queimação ao urinar.

Este medicamento está indicado para o tratamento de curta duração de infecções bacterianas não-complicadas das vias urinárias baixas (infecção urinária), como: cistite aguda e recidivante (recorrente), síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite não específica, bacteriúria assintomática na gravidez (presença de ...

Não. A nimesulida é um antiinflamatório não esteroidal, classe de medicação que trata dores e inflamações. A infecção do trato urinário é uma condição causada, na maioria das vezes, por bactérias. O seu tratamento envolve o uso de antibióticos.

Antes de mais nada, vale dizer que a maioria dos casos pode ser resolvida com um tratamento simples. Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado.