Qual o exame mais completo da mama?

Perguntado por: vhilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Para mulheres de faixas etárias acima dos 35 anos, o exame mais indicado pelos médicos é a mamografia e, caso haja necessidade, o ultrassom das mamas.

O novo teste, conhecido por Trucheck, tem como objetivo detectar a células tumorais circulantes (CTCs) no sangue do paciente.

A Ecografia das Mamas, porém, não permite a visualização de microcalcificações — calcificações muito pequenas —, o que só é possível com a Mamografia. Além disso, a Ecografia costuma ser indicada para pacientes jovens, como importante exame complementar à Mamografia.

5) Ultrassonografia das mamas: A ultrassonografia das mamas é um exame complementar à mamografia. É utilizada para caracterização dos nódulos (benignos e/ou malignos) e avaliação dos cistos (conteúdo líquido).

Ressonância Magnética (RM)
Ela não é tão eficaz quanto a mamografia e pode causar muitos falsos-positivos neste cenário. Se você teve um diagnóstico recente de câncer de mama, a RM pode ajudar a achar focos adicionais e acessar o tamanho do tumor.

Tomografia computadorizada
É um exame de imagem usado para detectar vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de pâncreas. Durante o exame, um aparelho de raios-X é usado para criar imagens detalhadas.

Um exame de palpação (toque) nas mamas pode dar indícios de que a mama seja densa. Frequentemente, mulheres com este tipo de mama apresentam o seio com consistência mais firme ao toque, e a ptose (queda) mamária não é muito acentuada. No entanto, a maneira ideal para identificação da mama densa é a mamografia.

Quando não é possível caracterizar um nódulo pela mamografia, o principal exame complementar é o ultrassom. “Um achado visto pelo exame, por exemplo, pode ser sólido, que tem mais propensão de ser câncer, ou ter um conteúdo líquido, que, na maioria das vezes, são benignos.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

O ultrassom de mamas tem pouca acurácia para detectar câncer de mama no início. Os nódulos benignos geralmente tem orientação horizontal, margens regulares e bem definidas, já o câncer tem orientação vertical e margens irregulares.

O exame de sangue completo, muitas vezes, pode trazer indicadores que representem o risco de desenvolvimento de um câncer em seu organismo. Por exemplo, sinais de irregularidade na quantidade de glóbulos vermelhos ou alterações nos glóbulos brancos podem ser indicadores de problemas relacionados com medula óssea.

Após os 35 anos o exame de escolha para avaliação inicial é a mamografia com posterior ultrassom se houver alguma alteração que precise de complementação em sua avaliação. O Colégio Americano de Radiologia e a Associação Médica Americana têm indicado realização de mamografia de rastreamento anual a partir dos 35 anos.

Mamografia e ultrassom de mama custam de R$ 60 até R$ 180 dependendo do estabelecimento que o consumidor escolher realizar os exames.

O que é o ultrassom de mamas? O ultrassom é um exame que identifica lesões císticas, nódulos sólidos palpáveis, assimetrias ou alterações mamárias já identificadas anteriormente pelo mamógrafo. Ele também é muito indicado para jovens mulheres, especialmente aquelas que possuem a mama densa.

Os exames para identificar câncer podem ser de rotina, como a mamografia, considerada um método preventivo, ou a solicitação partir de uma investigação na qual a suspeita do câncer já existe.

O ultrassom das mamas serve para detectar alterações mamárias variadas e identificar nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário e entre outros.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Mas a mamografia não é 100% segura, já que pode não mostrar um nódulo pequeno durante o exame, devido à densidade do tecido mamário que deixa o nódulo em estágio inicial misturado a ele.

Uma diferença importante entre ultrassonografia de mama e mamografia é que a primeira não é indicada para o rastreamento do câncer de mama em pacientes assintomáticas. Outro ponto de diferenciação é que a mamografia é contraindicada para grávidas e lactantes, devido à radiação.