Qual o exame de sangue que pode detectar Alzheimer antes dos sintomas?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Publicado em 19 de setembro de 2023 às, 13h03. Chega ao Brasil nesta semana o exame americano PrecivityAD2, que a partir de uma amostra de sangue simples, ajuda a identificar a doença de Alzheimer em estágios precoces.

Teste tem precisão de 88%, custa R$ 3.600 e resultado sai em cerca de 20 dias. O Brasil passa a oferecer nesta semana um exame inédito de sangue capaz de oferecer um diagnóstico de Alzheimer nas fases iniciais.

Avaliação clínica para diagnóstico de Alzheimer
Além da história, um exame neurológico minucioso, com a realização de testes cognitivos por um neurologista habilitado, aliado a exames de imagem (preferencialmente ressonância magnética de crânio), são capazes de diagnosticar a doença numa grande maioria dos casos.

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética.

E o principal deles é o PET-CT ou PET Scan, disponível no Hospital São Domingos. “Descobrindo-se, de forma antecipada, o risco de a pessoa vir a desenvolver a demência de Alzheimer, o médico pode instituir um tratamento precoce.

A ressonância magnética (RM) pode detectar alterações nas estruturas cerebrais que indicam o início da doença de Alzheimer. O diagnóstico precoce do CCL devido à doença de Alzheimer é importante porque as pessoas com CCL podem se beneficiar de um tratamento precoce para prevenir ou retardar o declínio cognitivo.

7 sintomas de demência

  • 1 Perda de memória.
  • 2 Dificuldade para realizar planejamentos e tarefas.
  • 3 Problemas com a fala e escrita.
  • 4 Alterações no humor.
  • 5 Dificuldade em compreender informações.
  • 6 Desorientação sobre lugar e espaço.
  • 7 Apatia.

Para que seja feita uma “varredura” completa, o check-up neurológico consiste em uma entrevista do médico para saber sobre o histórico familiar e também em uma bateria de exames. Cada um cada um desses procedimentos são realizados para avaliar as condições gerais do cérebro e dar ao médico um panorama da situação.

A ressonância magnética é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas.

A doença de Alzheimer e a demência vascular são as principais formas de demência no idoso, correspondendo a cerca de 80% a 90% das causas. Entretanto existem outras demências que também são comuns nos idosos, como a Demência com Corpos de Lewy e a Demência Frontotemporal.

Neurologistas, psiquiatras e geriatras são os especialistas mais indicados para fazer o diagnóstico do Alzheimer. Eles são os profissionais mais capacitados para diferenciar a doença de outras ocorrências comuns do envelhecimento.

Doença de Alzheimer
Esta é a causa mais comum de demência, sendo responsável por 60 a 80 por cento dos casos. É causada por mudanças específicas no cérebro.

Os fatores de risco para a doença de Alzheimer de início precoce são semelhantes aos de início tardio. Por exemplo, baixos níveis de condicionamento cardiovascular e menor capacidade cognitiva no início da idade adulta foram associados a um risco oito vezes maior de desenvolver Alzheimer precoce.

A doença de Alzheimer causa a morte das células nervosas e perda de tecido em todo o cérebro. Com o passar do tempo, o cérebro encolhe muito, o que afeta quase todas as suas funções. Estas imagens mostram: Um cérebro sem a doença.

Gliose significa “proliferação fibrosa de células gliais”. Basicamente, é quando uma cicatriz se forma no sistema nervoso central (SNC ) e se expressa por pequenas manchas brancas na substância branca do cérebro .

A demência pode ocorrer após um grande episódio de AVE, por exemplo, ou ser um achado de imagem num paciente com distúrbio cognitivo, sendo a segunda situação a que faz diagnóstico diferencial com a Doença de Alzheimer.

Principais causas de esquecimento ou lapso de memória

  • 1) Estresse e ansiedade. A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. ...
  • 2) Depressão. ...
  • 3) TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
  • 4) Privação de sono crônica. ...
  • 5) Medicamentos. ...
  • Dra.

Idosos repetem as perguntas porque não se sentem seguros em relação ao que está acontecendo. Não é que precisem da informação, necessitam mesmo é de serem tranquilizados, por isso a resposta deve ter esse poder de trazer segurança.

Além das alucinações, um dos problemas na Doença de Alzheimer é que, à medida que ela avança, principalmente na fase mediana e entrando para a fase avançada, o paciente vai fragilizando fisicamente. A musculatura atrofia no que chamamos de SARCOPENIA (pouco músculo).