Qual o exame de sangue que detecta infecção urinária?

Perguntado por: nguedes4 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

As análises de sangue em laboratório, como um hemograma completo, podem detectar a presença de uma infecção nos rins, por meio da análise de sangue, quantificando as células brancas (indicativas de infecção no organismo).

Ou seja, o hemograma completo é fundamental para essa análise. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma quantidade muito baixa de hemácias, pode ser que esteja com anemia. Já um total de glóbulos brancos (leucócitos) acima do esperado, pode ser um indicativo de infecção.

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Sintomas de infecção urinária simples (cistite)

  1. Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  2. Frequência urinária com baixo volume de urina;
  3. Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  4. Incontinência urinária;
  5. Sangue na urina;
  6. Urina com cheiro forte.

Urocultura ou cultura de urina
Para realizá-lo, é necessário fornecer uma amostra de urina — sempre que possível, a primeira da manhã — em um frasco estéril.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais: Infecção bacteriana ou viral. Processo inflamatório (trauma, cirurgias, doenças reumatológicas e queimaduras)

Um dos primeiros sinais de processo infeccioso bacteriano é a febre persistente que faz com que o médico procure identificar o foco infeccioso. O hemograma cursa com leucocitose, neutrofilia, linfopenia, eosinopenia e presença de desvio à esquerda e granulócitos imaturos.

Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Que doenças o hemograma pode detectar? O hemograma pode ajudar a detectar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como leucemia, infecções e inflamações, problemas no sistema imunológico, entre outras.

Um hemograma completo é capaz de detectar as seguintes doenças:

  • Anemia;
  • Leucemia;
  • Causas de sintomas, como fraqueza, febre e perda de peso;
  • Policitemia;
  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas;
  • Alergias.

Mas, em geral, eles ficam altos por dois motivos: Infecções por bactérias: ocorre quando há um aumento dos neutrófilos como reação do organismo em resposta a infecções – principalmente as causadas por bactérias; Uso de medicamentos: principalmente por corticoides.

A infecção urinária é caracterizada pelo crescimento bacteriano de pelo menos 105 unidades formadoras de colônias por ml de urina (100.000 ufc/ml) colhida em jato médio e de maneira asséptica.

Resultados dos exames de urina
Presença de bactérias e/ou elevação de leucócitos: significa uma possível infecção urinária. Presença de glicose (açúcar) na urina: significa uma possível diabetes. Presença de hemácias: significa um possível cálculo renal, infecção urinária ou inflamação (nefrite)

A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria. Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão na período menstrual.