Qual o exame de fezes mais completo?

Perguntado por: lribeiro7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Essa análise permite verificar a quantidade de água ingerida e presença de alguma infecção. Após o resultado, pode ser solicitado um exame de fezes complementar para obter um diagnóstico mais preciso.

Coprocultura ou cultura de fezes
A coprocultura é o nome científico do exame cultura de fezes, como é mais comum ser identificado nos laboratórios. Ele é solicitado para identificar a presença de bactérias nas fezes, e pode diagnosticar a gastroenterite (inflamação ou irritação no tubo intestinal).

O exame protoparasitológico de fezes, por exemplo, é solicitado para investigar a presença de parasitas, larvas e ovos que causam doenças como lombriga (ascaridíase), giardíase e esquistossomose.

Parasitológico de Fezes 1ª Amostra - R$18,00 - Labi Exames.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta a sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

Indicação: o exame parasitológico de fezes é o mais utilizado para o diagnóstico de infestação por helmintos e protozoários em suas formas evolutivas.

O teste imunoquímico fecal (do inglês fecal immunochemical test, FIT) utiliza anticorpos direcionados contra a hemoglobina humana (uma proteína nos glóbulos vermelhos que faz com que o sangue tenha cor vermelha) para detectar sangue nas fezes.

O que é Parasitológico de Fezes 3ª Amostra? O exame parasitológico de fezes serve para identificar parasitos nas fezes. Ele consiste em vários métodos de análise das fezes, que permitem isolar ovos, larvas e cistos de diversos parasitas.

Preparação do Paciente: Nesse exame o paciente irá coletar 3 amostras de fezes. Deve-se coletar uma amostra por dia, não havendo necessidade de serem coletadas em dias consecutivos. Coletar fezes no frasco fornecido pelo laboratório. A amostra coletada durante o dia deve ser logo enviada ao laboratório.

A coprocultura ou cultura microbiológica das fezes, é um exame para identificar bactérias em distúrbios intestinais e normalmente é solicitado quando há suspeita de infecção por Salmonella, Campylobacter, Escherichia coli ou Shigella e serve para identificar alterações gastrointestinais, como intoxicação alimentar ou ...

Coprológico: Análise de amostra fecal, capaz de detectar a presença de microorganismos patogênicos, tais como fungos, parasitas e bactérias que contribuem para várias doenças.

Positivo significa que foi identificada a presença de sangue oculto nas fezes. Neste caso, o próximo passo geralmente é a colonoscopia, que serve para identificar a causa do sangramento e orientar o tratamento adequado.

24 horas

É necessário entregar as fezes em até 24 horas após a coleta.