Qual o estilo de Alberto Caeiro?

Perguntado por: ocorte . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Bucolismo — idealização da vida campestre. Sensacionismo — valorização das sensações. Paganismo — caráter politeísta. Versos livres — sem métrica e sem rima.

1. [Literatura] Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes (ex.: o escritor Fernando Pessoa criou dezenas de . heterônimos mas os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis).

O guardador de rebanhos

O guardador de rebanhos, do heterônimo Alberto Caeiro
Escrito por volta de 1914, mas publicado pela primeira vez em 1925, o extenso poema O guardador de rebanhos - representado abaixo por um breve trecho - foi o responsável pelo surgimento do heterônimo Alberto Caeiro.

A poesia de Alberto Caeiro possui as seguintes características:

  • Bucolismo — idealização da vida campestre.
  • Sensacionismo — valorização das sensações.
  • Paganismo — caráter politeísta.
  • Versos livres — sem métrica e sem rima.
  • Linguagem simples — sem dificuldade de compreensão.
  • Locus amoenus — lugar ameno.

No poema, Alberto Caeiro afirma-se um poeta onde diz que a realidade é apenas “o que é”, e por isso não tem mistérios a desvendar, contrariando tudo aquilo que as outras pessoas pensam sobre as coisas, quando acreditam que elas contêm algo mais para além daquilo que é visível.

Alberto Caeiro é um dos célebres heterônimos desenvolvidos por Fernando Pessoa (127 no total, de acordo com biografia recente) como parte de sua maneira de fazer poesia, criando autores autônomos que teriam nomes, vidas e ideias (visão de mundo e estética) distintas dele mesmo.

Do português antigo caeiro, 'fabricante (ou fornecedor) de cal'. Tem os derivados Caeira, Caeirão, Caeirinha e Caeiros.

Alberto Caeiro é um adepto do paganismo e do sensacionismo (valorização das sensações). Álvaro de Campos é um escritor modernista e futurista. Ricardo Reis é autor de versos regulares neoclássicos. Bernardo Soares escreveu o Livro do desassossego, um diário íntimo e fragmentado.

Os heterônimos criados por esse ilustríssimo autor foram: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

O maior e mais famoso exemplo da produção de heterónimos é do poeta português Fernando Pessoa. Ele criou os heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, entre muitos outros. Também criou o semi-heterônimo Bernardo Soares.

Alberto Caeiro é um poeta voltado para a simplicidade e as coisas puras. Viveu em contato com a natureza, extraindo dela os valores ingênuos com os quais alimentava a alma. É um poeta bucólico, dá importância às sensações, registrando-as sem a mediação do pensamento.

Alberto Caeiro é o mestre de todos os demais heterônimos. O próprio poeta Fernando Pessoa reconhece que Caeiro foi o desencadeador de seu processo poético. O principal conjunto de poemas de Caeiro, O Guardador de Rebanhos, constituído de 49 poemas, teria sido escrito de uma única vez, na noite de 8 de março de 1914.

De quem é o olhar Que espreita por meus olhos ? Quando penso que vejo, Quem continua vendo Enquanto estou pensando ? Por que caminhos seguem, Não os meus tristes passos, Mas a realidade De eu ter passos comigo ?

A poesia de Alberto de Oliveira é descritiva e exalta a natureza e a saudade e até objetos como nos sonetos: "Vaso Grego”, “Vaso Chinês” e “A Estátua”. Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado.

Sua escrita é caracterizada pelo decadentismo, modernismo, futurismo, niilismo, intimismo e pessimismo.

Crie um heterônimo. Siga os seguintes passos: escreva sua biografia (em terceira pessoa): origem, experiências de vida, estudos, características físicas e psicológicas, curiosidades... detalhe seu estilo poético: base de sua inspiração, visão de mundo, temas recorrentes, tom poético, uso de recursos estilísticos...

"A obra pseudônima é do autor em sua pessoa, salvo no nome que assina; a heterônima é do autor fora da sua pessoa; é duma individualidade completa fabricada por ele, como seriam os dizeres de qualquer personagem de qualquer drama seu".

Significado de Galã
substantivo masculino Homem de ótima aparência, elegante, bonito e galanteador. [Teatro e Cinema] Protagonista ou ator cujo papel representado prioriza sua beleza, elegância etc. [Pejorativo] Homem mulherengo, que gosta de dizer galanteios. Etimologia (origem da palavra galã).