Qual o Estado que mais produz energia no Brasil?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

No primeiro trimestre de 2021, o ranking dos maiores estados geradores por potência instalada estava assim: Minas Gerais: 1 GWp. São Paulo: 742 MWp. Rio Grande do Sul: 728 MWp.

No levantamento sobre as regiões administrativas do estado, a de Campinas fica com a segunda posição, enquanto São Paulo é a primeira. Em termos de porcentagem, são 20,2%, contra 40,9% da Região Metropolitana de São Paulo.

Entre os cinco estados que lideram na energia eólica, quatro são do Nordeste:

  • Rio Grande do Norte: com capacidade de 4.066 MW e 151 usinas.
  • Bahia: com 3.951 MW e 153 usinas.
  • Ceará: com 2.045 MW e 79 parques.
  • Rio Grande do Sul: com 1.832 MW e 80 parques.
  • Piauí: com 1.638 MW e 60 usinas de geração de energia.

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é o estado líder em produção de energia eólica no Brasil. A força dos ventos impulsiona aerogeradores gigantes, que cortam os céus do litoral ao sertão potiguar.

Dentre os países com a maior geração de energia renovável estão: China: 1 TW. EUA: 398 GW.
...
Confira o ranking com os 4 países com maior produção na região:

  • Brasil (5,5 GW)
  • México (1,8 GW)
  • Chile (1,3 GW)
  • Argentina (0,2 GW)

São 828 parques eólicos em operação no país, sendo 725 parques no Nordeste. Os estados brasileiros que mais geraram energia eólica nos últimos 12 meses foram a Bahia, o Rio Grande do Norte, o Piauí e o Ceará.

Atualmente, o único estado no Brasil que possui a produção de energia nuclear é o Rio de Janeiro.

Energia hidrelétrica
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da geração energética nacional.

No Brasil há diversas usinas hidrelétricas, porém as 5 que geram mais energia são, em ordem decrescente de capacidade: Usina Hidrelétrica de Itaipu (Paraná) , Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Pará), Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós (Pará) e Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pará) e Usina Hidrelétrica de Santo ...

A usina hidrelétrica Itaipu Binacional está localizada no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, 14 km ao Norte da Ponte da Amizade, nos municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Hernandarias, no Paraguai.

A Abraceel está divulgando o seu balanço anual do mercado livre de energia no país e constatou que o Estado do Pará é o primeiro da federação nacional que superou a marca dos 50% de consumo de energia livre. Os paraenses consomem hoje exatamente 51% de sua energia elétrica vinda do mercado livre.

O setor industrial segue liderando como o maior consumidor, com quase 36% do total, seguido do setor residencial, com cerca de 29%, e por último o setor comercial com aproximadamente 19%. Na indústria brasileira, os principais segmentos de consumo final de energia são: Papel e Celulose. Alimentos e Bebidas.

O país agora ocupa a 8ª colocação, segundo o relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, a partir da sigla em inglês). O ranqueamento inclui grandes usinas (geração centralizada) e sistemas de menor porte (geração distribuída).

Localizado nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, o parque eólico Lagoa dos Ventos é o maior parque eólico atualmente em operação na América do Sul.

Possuindo um vento de interior, a Bahia é o lugar que mais venta no Brasil. Curiosamente, diferente de outros estados nordestinos, o litoral da Bahia não tem vento, logo, não é propício para produzir energia eólica.

Os principais produtores de energia eólica no Brasil, em maio de 2022, eram: Rio Grande do Norte, com 6.764 MW e 222 parques; Bahia, com 6.011 MW e 230 parques; Ceará, com 2.506 MW e 99 parques; Piauí, com 2.437 MW e 83 parques; Rio Grande do Sul, com 1.835 MW e 81 parques; Pernambuco, com 899 MW e 37 parques; Paraíba, ...

O Nordeste é referência na produção de energia eólica no Brasil. No último ano cerca de 89% da energia consumida na região veio dos ventos, com geração média diária de 8.650 MW.

Nordeste

A região do Brasil com o maior potencial de produção de energia elétrica a partir dos ventos é o Nordeste, com 75 GW, a metade da capacidade de todo o país. Não por acaso, a maioria das usinas existentes encontra-se nessa região.