Qual o Estado que mais lê no Brasil?

Perguntado por: aassuncao . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto pró-livro (IPL), realizada em parceria com o Itaú Cultural, mostra o índice das capitais que mais leram em 2019. O estudo apontou que cinco das 10 capitais ficam no Nordeste. A campeã João Pessoa, Capital da Paraíba, tem 64% da população classificada como leitora.

a Índia

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Já o quinto é, notavelmente, o Egito.

Quando comparamos com o resto do mundo, o Brasil fica muito abaixo dos principais países quando se trata de tempo de leitura semanal. A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante.

Na campeã João Pessoa, capital da Paraíba, 64% da população é considerada leitora, seguida de perto por Curitiba, com 63%, Manaus, com 62%, Belém, 61%, e São Paulo, 60%.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica a falta de domínio da habilidade de leitura como um dos principais desafios para a formação de leitores. “Não ter paciência para ler” e “ler muito devagar” estão entre as principais dificuldades apontadas, citadas por 24% e 20% dos entrevistados, respectivamente.

60ª posição

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quarta-feira (13) um ranking mundial de qualidade de educação. Entre os 76 países avaliados, o Brasil ocupa a 60ª posição.

É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta-feira, 7, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, 5,6% da população do país com 15 anos ou mais não sabiam ler ou escrever em 2022. São 9,6 milhões de pessoas.

A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos. Outro fator que pode ser analisado é a concorrência, pois a escolha de ler um livro pode bater de frente com a de consumir outros tipos de mídia.

a Bíblia

Além de ser o livro mais vendido, a Bíblia também é o livro mais traduzido e distribuído em todo o mundo, com versões em centenas de idiomas.

Como se chama uma pessoa que lê muito? Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros". Qual o efeito da leitura no cérebro?

Obra mais recente da lista, O Alquimista, de 1988, é, também, o livro escrito por um brasileiro mais vendido internacionalmente, ultrapassando a marca de 65 milhões de cópias, publicado em 68 idiomas.

O livro, intitulado A Oração do Senhor, foi um de algumas centenas publicados em 1952 pelo Museu de Gutenberg, em Mainz, Alemanha, como parte de uma iniciativa de arrecadação de fundos para pagar a reconstrução do prédio após a Segunda Guerra Mundial.

O estudo apontou que o número de leitores no país caiu de 56% para 52% — totalizando os 4,6 milhões. Ele considera como leitor toda pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses antes da aplicação da entrevista.

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas.

Quem lê um livro vive mil vidas; quem não lê vive só uma.” A frase atribuída a George R. R. Martin, autor norte-americano, é uma pista poética de toda a potência que livros trazem em si.

Por exemplo, os franceses leem 21 livros por ano, cinco vezes mais do que os brasileiros. No Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro na vida. E o pior: o país vem perdendo leitores a cada nova pesquisa.

James Saigg Bauer

Considerado o leitor mais rápido do mundo pelo livro dos recordes, James Saigg Bauer, 42 anos, é brasileiro, natural de São Paulo e reside em Brasília.

Entre os não-leitores, as principais causas são a falta de tempo (34%) e o fato de não gostarem de ler (28%). A pesquisa mostra também que os leitores têm usado o tempo livre para assistir televisão, assistir filmes ou vídeos em casa, escutar música ou rádio, usar a Internet, WhatsApp e redes sociais.

Ainda de acordo com o estudo em questão, crianças e adolescentes concentram as maiores proporções de leitores na população. Na faixa de 5 a 10 anos, 67% são leitores. O topo do índice está na faixa de 11 a 13 anos, com 84%, e 75% entre os jovens de 14 a 17 anos.