Qual o estado brasileiro que não tem sotaque?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

São os sotaques!

  1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. ...
  2. Paulista. ...
  3. Carioca. ...
  4. Gaúcho. ...
  5. Mineiro. ...
  6. Baiano. ...
  7. Catarinense. ...
  8. Paraense.

Segundo os professores que prepararam o Atlas Linguístico do Brasil, três capitais disputam a liderança de quem fala o "S" mais chiado. O maior número de pessoas falando o “S” chiado está no Rio de Janeiro. De cada 100 cariocas, 97 chiam, principalmente quando o “S” está no meio da palavra.

Um dos primeiros sotaques brasileiros nasceu da miscigenação entre portugueses e indígenas. Na região onde hoje é o estado de São Paulo, na época dos bandeirantes, surgiu a língua geral paulista.

O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil - TV Senado.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

Maranhão

Terra geradora de grandes escritores da cultura literária clássica no Brasil, o Maranhão é apontado por estudiosos como o estado que fala o melhor português.

Na cidade de São Paulo, duas pronúncias se destacam. A intitulada “R retroflexo”, é o famoso R caipira, muito presente em comunidades periféricas. A outra é chamada “R tepe”, mais seco, como na palavra “pirata”, por exemplo. E o curioso aqui é que os nativos falantes do paulistanês não acreditam que têm sotaque.

Segundo o mapeamento do Atlas Linguístico do Brasil, o maior número de pessoas falando o “S” chiado está no Rio de Janeiro. Em Belém, capital do Pará, esse “S” tão característico também foi encontrado, colocando os paraenses em segundo lugar na lista de quem mais chia a letrinha.

Sotaque mineiro é o mais atraente do Brasil, diz pesquisa de app de paquera | Minas Gerais | G1.

Uma pesquisa feita pelo aplicativo de paquera Happn apontou que os baianos têm o sexto sotaque mais bonito e atraente do Brasil. 16% dos pesquisados o citou como favorito na hora de escolher algum crush. O top 5 foi formado por Mineiro (35%), Gaúcho (33%), Paulista (27%), Carioca (25%) e Pernambucano (17%).

1. Manezinho da Ilha (Ilha de Santa Catarina)

De acordo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm a língua como idioma oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

Muito parecido com o dialeto interiorano, porém sofre influências dos dialetos de outras regiões do Brasil, e até mesmo de outras variantes dialetais nordestinas. É conhecido pela maneira de falar "mais rápida" que a do interior, além de expressões não existentes no dialeto interiorano.