Qual o espaçamento entre tesouras de madeira?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O distanciamento entre tesouras depende principalmente do vão de apoio. Terças - As terças apoiam-se sobre as tesouras. O espaçamento entre as terças normalmente varia entre 1,50m a 2,50m. Possuem dois tamanhos padronizados (6 x 12 cm ou 6 x 16 cm) que dependem principalmente do vão entre as tesouras.

A distância máxima entre as terças deve ser de 1,50m e entre os caibros, de 0,50m.

A distância entre as duas ripas superiores deve ser de 4 cm.

Podemos adotar na prática e utilizando as madeiras: - bitolas de 6 x 12 se o vão entre tesouras não exceder a 2,50m.

A indicação principal é que as vigas tenham de 5×12 cm a 6×12 cm ou ainda 6×16 cm, na largura, com um comprimento que pode ir de 2,5 até 5 metros, o que irá garantir maior segurança e estabilidade à estrutura.

Pré-dimensionamento de vigas
Ao analisar um edifício de concreto armado podemos utilizar algumas regras para pré-dimensionar vigas: 1/12 do vão para tramos internos de vigas contínuas; 1/10 do vão para tramos externos de vigas contínuas ou vigas biapoiadas; 1/5 do vão para balanços.

As vigas de madeira laminada, em geral, são feitas com seção retangular, podendo apresentar alturas de até 200 cm.

Os caibros devem Ter medidas mínima de 5 x 6 e distanciamento de 50 cm no máximo eixo a eixo. A colocação das ripas inicia-se de cima para baixo, ou seja, da cumeeira para o beiral e distanciamento (galga) de acordo com a telha a ser usada.

4 a 8cm

Os caibros são peças retangulares de madeira utilizadas principalmente na montagem da estrutura do telhado. Eles ficam acima das terças e abaixo das ripas. Segundo a norma o caibro deve ter de 4 a 8cm de espessura e de 5 a 8cm de largura. Geralmente as peças são vendidas com 3 a 6 metros de comprimento.

Como calcular madeiramento de telhado (ripamento)
“Após definir qual a galga do telhado, permite-se ter a quantidade de fiadas de ripas em cada pano, assim, para obter a quantidade de metros de ripas, deve-se multiplicar o número de fiadas pelo comprimento horizontal do pano (paralelamente ao beiral)”, ensina Mardson.

Pega-se o valor do pé direito e divide ele pela largura da ripa, que no caso tem 7 cm – esse é o número de ripas necessário. No nosso exemplo, o pé direito é de 2,50 metros. Dividindo por 7 cm da ripa (ou 0,07 metros) temos 2,50 / 0,07 = 35,7 ripas. Arredondando para baixo, são 35 ripas1.

A quantidade estimada é de 17 telhas por metro quadrado e a inclinação mínima é de 35%.

A quantidade de ripas de um telhado depende do tipo de telha a ser utilizada, pois existem variados tipos de telhas com tamanhos de galgas diferentes. Neste estudo utilizaremos telhas cerâmicas com galgas de 35 cm. Portanto a distância entre ripas será de 35 cm, considerando sarrafos de 5 cm x 2 cm.

Se o telhado tem inclinação de 30% (30 dividido por 100 que equivale a 30 centímetros de altura para cada 1 metro de largura), a cada 5 metros temos 1,50m ou 150 cm de altura.

O espaçamento dos caibros depende do tipo de telhas usado e da resistência das ripas, varia entre 40 e 60 cm, sendo comum utilizar 50 cm, sem qualquer cálculo. As terças são vigas que recebem o carregamento dos caibros e o descarrega nas estruturas principais do telhado (tesouras, no caso mais comum).

As tesouras são medidas da ponta até a extremidade do anel, e a escolha do tamanho depende da técnica utilizada pelo cabeleireiro no corte, for mato e tamanho da mão e dedos.

Vigas. A vigas possuem largura mínima de 12 cm, 15 cm se forem consideradas vigas-parede. Porém é possível reduzir esses valores para 10 cm em casos bem específicos.

C/ vigota Volterrana e Larg. de 400 mm = 2,22 peças x M2.