Qual o EPI mais importante?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. Isso porque a cabeça é uma das áreas do corpo humano que mais precisa de proteção. Dessa forma, este EPI é responsável por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos.

Mas afinal, quem é o mais importante? Ambos são importantes e ambos são vitais para que a atividade possa ser desempenhada em conformidade com as normas técnicas e consequentemente protejam o trabalhador de possíveis acidentes.

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.

Os EPIs são equipamentos a fim de proteger individualmente cada usuário a fim de combater algum risco existente presente saúde ou integridade física do trabalhador. A norma regulamentadora de número 6, é responsável por estabelecer as medidas para segurança e saúde no trabalho, em relação ao EPI.

Saiba como escolher o EPI correto

  1. Avalie o ambiente de trabalho e a necessidade do EPI. ...
  2. Conheça quais são os EPI's mais adequados. ...
  3. Opte por EPI's de qualidade. ...
  4. Realize avaliações constantes. ...
  5. Busque por um fornecedor confiável.

A NR 32 obriga os serviços de saúde a adequarem os ambientes de trabalho e a fornecer todos os materiais e EPIs necessários a fim de assegurar a proteção dos trabalhadores. Também obriga a capacitação contínua dos profissionais quanto ao risco e às medidas de proteção e controle que devem ser adotadas.

4 maiores fabricantes de EPIs no Brasil

  • Bracol. Apesar de compor o grupo da Brazil Safety Brands – BSB – uma das maiores empresas da América Latina que reúne diversas multinacionais, a Bracol possui fabricação aqui no país. ...
  • Camper. ...
  • Mult. ...
  • Ansell – Hércules.

Para lidar com atividades que envolvem muito calor, usar luvas térmicas é indispensável! Feitas em tecido térmico, as luvas térmicas evitam que os profissionais se queimem durante o manuseio das ferramentas de trabalho, ou enquanto realizam as atividades.

Sapatos de segurança, máscaras de proteção, aventais, luvas e toucas são alguns dos principais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que devem ser utilizados na cozinha. Esses instrumentos são essenciais para o dia a dia de trabalho em um restaurante.

Como exemplos de EPC podem ser citados:

  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

A sigla EPC significa Equipamento de Proteção Coletiva. O EPC trata-se de todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros. descargas atmosféricas; • Placas de sinalização; Fitas antiderrapantes de degrau de escada.

Como a própria lei o define, Equipamento de Proteção Individual (E.P.I) é todo meio ou dispositivo de uso pessoal destinado a proteger a incolumidade física do trabalhador durante a atividade laboral.

O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) protegem a saúde do socorrista e reduzem os riscos de acidente. São indicados, principalmente, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a combater os acidentes e/ou doenças ocupacionais.

capacetes

Para proteger a cabeça contra impactos causados por choques mecânicos, quedas ou projeções de objetos, os EPIs recomendados são os capacetes.

Sendo assim, é lícito ao empregador aplicar à devida penalidade ao empregado que se recuse a utilizar o EPI. Cabe informar que as penalidades são: a advertência, a suspensão e a demissão por justa causa.

Segundo a Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06), a qual rege as questões relacionadas ao assunto, todos os EPI, sejam de fabricação nacional ou importados, só podem ser comercializados e utilizados como equipamento de proteção individual do trabalhador, se este tiver o Certificado de Aprovação (C.A.), emitido pelo órgão ...

A Norma Regulamentadora 06 (NR 06) é a lei que discorre sobre as regras a respeito do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em todas as áreas do ambiente de trabalho. Ela tem o objetivo principal de preservar a segurança e saúde dos colaboradores.

O ambiente hospitalar é um local onde encontramos muitos riscos existentes no dia a dia de trabalho. E a NR 32 é a norma responsável por estabelecer as medidas protetivas para garantir a saúde e a segurança de todos que atuam naquele local.