Qual o elemento químico mais antigo?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Há 350 anos, foi isolado e produzido em laboratório o primeiro elemento químico, o fósforo. O feito foi conseguido pelo alquimista alemão Henning Brand, que na expectativa de encontrar ouro concentrou e aqueceu a alta temperatura a própria urina.

O fósforo, revelado ao mundo em 1669 pelo alquimista alemão Henning Brand. Alguns elementos da tabela periódica já eram conhecidos desde a Antiguidade, como ouro, prata e cobre. Mas Brand descobriu o primeiro que não existe de forma isolada na natureza, por isso é considerado o pioneiro.

hidrogênio

O primeiro elemento químico formado foi o hidrogênio (H). Ele é o elemento químico mais simples do nosso universo, tem 1 próton, 1 elétron e nenhum nêutron. Os elétrons são partículas muito menores do que os prótons e nêutrons, sua massa é quase desprezível.

ástato

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo. É encontrado em minerais de urânio e tório, porém em quantidades muito pequenas (traços).

Os elementos 113 a 115 foram descobertos em 2004 e o último elemento, de número atômico 118, foi descoberto em 2006, o Ununócio. O interessante é que todos esses elementos são muito instáveis, desintegrando-se rapidamente.

Fogo. Este elemento é considerado o primeiro elemento que nasceu quando o universo foi criado. O fogo é atribuído aos poderes transformadores e purificadores.

Hidrogênio, hélio e lítio, os elementos mais leves da tabela periódica, foram os primeiros a se formar no Universo. Evidências teóricas e observacionais apontam para a produção desses elementos nos primeiros três minutos após o Big Bang, o evento físico responsável pela criação do Universo há 13.8 bilhões de anos.

Antoine Laurent Lavoisier

Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743.

O Hidrogênio é o elemento químico de menor massa atômica (1 u) e menor número atômico (Z=1) entre todos os elementos conhecidos até hoje.

Existe um consenso entre os pesquisadores a respeito da descoberta desse precioso metal, acredita-se que a prata tenha sido o terceiro metal a ser encontrado e manipulado pelo homem, sendo sua descoberta antecedida pela do ouro e do cobre (King, 1994).

No ano de 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner organizou a primeira Tabela Periódica da história. Ela apresentava os trinta elementos químicos conhecidos até então e foi batizada por ele de tríades de Dobereiner.

O primeiro átomo do elemento 118, segundo os cientistas, foi obtido em 2002. Outros dois surgiram em 2005, numa segunda rodada de experiências, quando foram lançados 10 elevado a 19 (o número 1 seguido por 19 zeros) íons de cálcio sobre o califórnio.

Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.

Glúons: são chamados de Força Nuclear Forte, e possuem a maior força do Universo, inclusive maior que a força da gravidade.

É a unidade indivisível da matéria
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Muitos fãs escolhem entre controlar água, terra ou fogo. Porém, muitos não escolhem o elemento ar, sendo considerado por alguns como o mais fraco.

O polônio

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.