Qual o elemento que possui 3 elétrons na última camada?

Perguntado por: elopes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O lítio, o berílio e o neônio são elementos químicos que apresentam 2 camadas ou níveis eletrônicos - pertencendo, portanto, ao período 2 da Tabela Periódica. Enquanto isso, o sódio, o magnésio e o argônio apresentam 3 camadas, ou níveis eletrônicos - pertencendo, portanto, ao período 3 da Tabela Periódica.

Um átomo em seu estado fundamental é eletricamente neutro, ou seja, as cargas positivas e negativas devem estar na mesma quantidade. Portanto, se um átomo possui 3 prótons no núcleo, então existem 3 elétrons na sua eletrosfera.

Os elétrons se organizam e distribuem-se pelas camadas eletrônicas, estando uns mais próximos do núcleo e outros mais distantes. Então, surgiram as 7 camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P e Q), as quais são representadas pelas linhas horizontais numeradas de 1 a 7 na tabela periódica.

Camada de Valência: 2s2 2p2, o carbono possui 4 elétrons na camada de valência.

Na tabela periódica, o hidrogênio e o hélio são os dois únicos elementos na primeira linha, ou período, o que significa que eles possuem elétrons apenas em sua primeira camada.

O Diagrama de Pauling estabelece que os átomos podem possuir sete camadas de distribuição atômica. Estas camadas são denominadas K, L, M, N, O, P e Q. Cada uma destas camadas possuem um número máximo de elétrons. Assim, as camadas acima possuem, respectivamente 2, 8, 18, 32, 32, 18 e 2 elétrons.

2, 4

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons.

Os calcogênios são elementos representativos, pertencentes ao bloco p, e possuem configuração eletrônica da camada de valência ns2np4, com seis elétrons na última camada.

Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5.

Apresenta 30 prótons no interior do seu núcleo. Possui 30 elétrons distribuídos em seus níveis de energia.

Já o elemento Iodo é um ametal (íon negativo) da família VIIA (Halogênio) que apresenta sete elétrons na camada de valência.

O Lítio

Propriedades químicas: O Lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atômico 3 e massa atômica 7 u, possui em sua estrutura três prótons e três elétrons.

A estrutura do átomo é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa).

Portanto, o átomo de ferro possui 30 nêutrons em seu núcleo. Com relação ao átomo que possui 3 prótons, 4 nêutrons e 3 elétrons, pode-se afirmar que: A seu número atômico é 7.

O oxigênio está no segundo período porque ele possui duas camadas eletrônicas (K e L); o ferro está no quarto período porque ele possui quatro camadas eletrônicas (K, L, M e N), e o iodo está no quinto período da Tabela Periódica porque ele possui cinco camadas eletrônicas (K, L, M, N e O).

O Potássio está posicionado no quarto período da Tabela Periódica, logo, o seu átomo apresenta quatro níveis, sendo o quarto nível a camada de valência, o que é confirmado por meio de sua distribuição eletrônica.