Qual o eixo normal do QRS?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Complexo QRS tem duração entre 0,06 e 0,10 segundos. Eixo elétrico normal situa-se entre -30º e +90º.

Já no plano horizontal, o QRS deve ser predominantemente negativo (onda S maior que a onda R) em derivações precordiais direitas (V1-V3) e positivo (onda R maior que onda s) nas esquerdas (V4-V6), caracterizando um SÂQRS para trás.

O complexo QRS representa a ativação dos ventrículos. A seguir, os ventrículos precisam passar por uma alteração elétrica para se prepararem para o próximo batimento cardíaco. Esta atividade elétrica é chamada onda de recuperação, representada pela onda T. Muitos tipos de anormalidades podem ser vistos em um ECG.

O sinal mais precoce de infarto agudo do miocárdio é um aplanamento do segmento ST, ou seja, seria a perda da discreta concavidade que existe normalmente na ascensão do segmento ST com duração transitória.

O padrão dito como normal, ou seja, que compreende a fisiologia do ciclo de estimulação elétrica do coração, é quando o ECG mostra um ritmo regular, sinusal, com frequência entre 60 e 100 batimentos por minuto, sem alterações no padrão de condução.

O eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Por conseguinte, quando o eixo é entre 70 graus e 110 graus ou bem próximo de 90 graus, as lentes são mais grossas nas laterais externas. Quanto maior o grau, mais espessas as lentes vão ficar.

O eixo presente nas receitas diz a direção exata, em graus que variam de 0 a 180, em que a lente deve ficar em relação aos olhos. Geralmente presente nas receitas de que possui astigmatismo, ele também pode ser chamado de eixo cilíndrico.

O eixo é definido com um número de 1 a 180. O número 90 corresponde ao meridiano vertical do olho e o número 180 corresponde ao meridiano horizontal. Esse valor é calculado pelo oftalmologista durante o exame.

Assim, visto que contamos os QRS em apenas 3 segundos, devemos multiplicar o número de QRS neste tempo por 20 para completar os 60 segundos. Se usarmos o intervalo de 6 segundos, a frequência será o número de QRS neste tempo multiplicado por 10 (6 x 10 = 60).

Se o eixo elétrico estiver entre 90º e 180º há um desvio do eixo para direita. As principais causas são o BRE, o infarto prévio e a hipertrofia do ventrículo direito. Assim como o desvio para a esquerda, o desvio para a direita também pode surgir em pessoas sem doenças do coração.

Para calcular o eixo elétrico do complexo QRS, são usadas as derivações periféricas do ECG. É necessário lembrar que as seis derivações representam um mesmo estímulo elétrico, visto de pontos de vista diferentes – da esquerda, direita, de cima e de baixo.

Tipicamente, o complexo QRS é representado em um formato em que as ondas Q e S são menores que a onda R. Mas, na verdade, cada derivação tem a sua morfologia típica, com tamanhos e formatos de ondas diferentes.

Um laudo ecg alterado não representa necessariamente que o paciente tenha uma doença no coração. A alteração no eletrocardiograma pode ser decorrente de um exame mal feito, seja por falta de preparo adequado da pele do paciente dourante o exame, seja por posição errada dos eletrodos, até logicamente doenças graves.

Como identificar infarto com supra (IAMCSST) no ECG? O IAM com supradesnivelamento é o mais comum, apresentando uma elevação do segmento ST. Esse deslocamento deve aparecer em pelo menos duas derivações concordantes (com exceção de aVR) e ter pelo menos 1 mm de amplitude em qualquer derivação – exceto em V2 e V3.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

Outra possível alteração no exame ECG são as extrassístoles, ou seja, batimentos cardíacos que não seguem o ritmo cardíaco natural. Dependendo da frequência que esse batimento isolado ocorre, pode ser inofensivo ou representar uma condição que exige cuidados extras.

Ritmo sinusal é o ritmo normal do coração, indicando que os batimentos são conduzidos de forma saudável. A palavra “sinusal” faz referência ao local onde nascem os estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco bater, chamado nodo ou nó sinusal.

As arritmias podem ser divididas em três categorias, ritmo cardíaco mais lento, abaixo de 60 BPM, chamado de bradicardia; ritmo cardíaco acelerado, acima de 100 BPM, chamado de taquicardia; ou ritmo irregular.

O que significa eixo no exame de vista? Como mencionado acima, o eixo citado no exame corresponde a localização que o grau ficará nas lentes. Isso acontece porque o astigmatismo, diferente da miopia e hipermetropia, não tem o grau colocado em toda a superfície da lente.