Qual o efeito do propofol?

Perguntado por: vsantos7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que propofol faz com que o paciente fique inconsciente (adormecido) ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.

Reação adversa a sedação
Assim como qualquer anestesia, a sedação pode resultar em uma reação adversa ao paciente. Podem provocar náuseas, vômitos, labilidade emocional e reações paradoxais como inquietação, agitação e delírio. São raros os casos de alergia medicamentosa.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Propofol pode também ser usado para a sedação de pacientes adultos ventilados que estejam recebendo cuidados de terapia intensiva. Propofol pode também ser usado para sedação consciente para procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico.

Informação Adicional

AnvisaNão
FabricantesNUTRIEX
PreçoR$477,68

A anestesia raquidiana é um tipo de anestesia regional que torna insensível à dor apenas uma parte do corpo, fazendo com que o paciente mantenha a consciência durante o procedimento cirúrgico. Pode ou não ser associada a uma sedação, na qual o paciente fica sonolento, dormindo e, geralmente, não se lembra de nada.

Para endoscopia digestiva alta de rotina, midazolam é superior ao diazepam, quando utilizado como o único agente sedativo (GRAU DE RECOMENDAÇÃO A).

Colocar um pano ou compressa morna no rosto, próximo à boca, também irá estimular a circulação de sangue e ajudar a passar o efeito da anestesia.

O agente anestésico Propofol pode ser manipulado, preparado e administrado pela equipe de enfermagem no contexto da atuação da equipe multidisciplinar em diferentes unidades (Unidade de Terapia Intensiva, Setor de Endoscopia, entre outros).

Propofol (2,6 di-isopropilfenol)
Pode causar dor à injeção em veias de pequeno calibre. Trata-se de um anestésico geral de curta duração, com latência de aproximadamente 30 segundos. A recuperação da anestesia é habitualmente rápida. Indução suave de anestesia ocorre normalmente após uma dose de 2-2,5mg/kg.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que propofol faz com que o paciente fique inconsciente (adormecido) ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.

Sendo assim, é possível que mesmo um paciente que já se encontre em coma, necessite sedação profunda. Após retirada da sedação alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias.

Com uma sedação mínima e moderada, sente-se confortável, sonolento e relaxado. Pode adormecer por vezes, mas será fácil de acordar. Com a anestesia geral, fica completamente alheio e inconsciente durante o procedimento.

Em doses mais elevadas, a chamada sedação profunda, a pessoa só responde a estímulos muito dolorosos ou repetitivos. Entre os sedativos usados para pessoas com problemas para pegar no sono estão a Amitriptilina (Amytril), o Diazepam (Valium), Zolpidem e o Clonazepam (Rivotril), entre outros.

O atual consenso é que o uso de propofol não deve ser contraindicado em pacientes com alergia a ovo, soja ou amendoim, inclusive crianças.

A colonoscopia é realizada com anestesia geral.
Na maioria dos casos, a dor provocada pela colonoscopia é bem tolerada pelos pacientes, exigindo graus de leve a moderados de sedação e analgesia.

Dose máxima
Adultos: 6-12mg/kg/hora.

PROPOFOL -(DIPRIVAN) Indicações: Indução e manutenção de anestesia geral. Sedação.

O propofol, usado em anestesias gerais, só pode ser vendido para uso hospitalar. O midazolam, o lorazepam e o diazepam são vendidos em forma de comprimidos em farmácias, mas são tarja preta.