Qual o efeito do processo de percepção do comportamento humano?

Perguntado por: ufurtado4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.

Resposta:Portanto a percepção tem uma grande importância, ela pode ser relacionada pela a imagem que se faz do outro, pelo conteúdo da memória, conceitos de valor e normas sócios culturais, ou seja, a percepção está ligada a valores específicos do indivíduo ou de grupos distintos.

De modo geral, o comportamento perceptivo aberto consiste em uma resposta perceptiva (visual, olfativa, etc.) eliciada por um estímulo visual, olfativo, etc. A partir desse comportamento é possível "caminhar" pela cadeia tanto no sentido de buscar os comportamentos anteriores quanto os posteriores.

A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação.

O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores. Provoca reflexões críticas gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças como mecanismo de preservação da qualidade de vida e da sua identidade humana.

Segundo a psicologia, a percepção consiste em uma organização e interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos e que possibilita identificar certos objetos e acontecimentos. A percepção tem duas estapas, a sensorial e a intelectual.

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.

A percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas. Seu desenvolvimento ocorre partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento por meio da mediação do meio social.

A percepção permeia vários pontos sensíveis quando se fala no processo de tomada de decisão. O primeiro deles é a questão do entendimento do problema. Dada a complexidade das organizações modernas, não é raro deparar-se com problemas que nem mesmo o decisor compreendeu todas as suas condições de contorno.

Nos seres humanos, as formas mais desenvolvidas são a percepção visual e auditiva, pois durante muito tempo foram fundamentais à sobrevivência da espécie (A visão e a audição eram os sentidos mais utilizados na caça e na proteção contra predadores).

Em uma comunicação, transformamos as mensagens recebidas em percepções de maneira instantânea e muitas vezes subconsciente. Sim, criamos impressões, fazemos julgamentos e chegamos a conclusões automaticamente para tudo (e não adianta você dizer que você não faz, pois é impossível).

Os cinco estágios de percepção são estímulo, organização, interpretação, memória e recordação.

Existem três fatores que influenciam no processo de percepção da realidade: estímulo, situação e observador.

Com base no que foi dito é possível afirmar que as variáveis determinantes da percepção passam pelo menos por quatro tópicos: propósito, atenção, consciência, e pensamento 17.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato.

O que é a percepção? A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.

A atenção é a habilidade para escolher e se concentrar em um estímulo relevante. A atenção é o processo cognitivo que permite escolhermos um estímulo relevante e, em consequência, dar-lhe uma resposta. Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas.

Os resultados obtidos apontam os traços de personalidade como melhores preditores do comportamento de risco do que os fatores de percepção de risco. Além disso, a personalidade também prediz consideravelmente a percepção de risco.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO DO ESTÍMULO PARA A COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO, NA TEORIA DA GESTALT? Para os gestaltistas, o processo entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, é encontrado o processo de percepção.