Qual o efeito do magnésio no cérebro?

Perguntado por: osales . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Tsinghua, em Pequim, comprovaram que o aumento de magnésio no cérebro aumenta a capacidade de aprendizagem, memórias espaciais, memória de trabalho e as memórias de curto e longo prazo.

Quanto tomar por dia? A posologia usual é uma ou duas cápsulas ao dia, mas a dose deve ser prescrita individualmente pelo médico ou nutricionista, de acordo com as necessidades da pessoa. Geralmente, a dose diária recomendada de magnésio para adultos varia de 320 mg (mulheres) e 420 mg (homens).

Magnésio Treonato, ou Magnésio L-Treonato é suplemento dietético que foi projetada para adentrar pela barreira hematoencefálica e assim melhorar os níveis de magnésio no cérebro, com isso oferecendo melhor suporte para memória, função cognitiva e aprendizagem.

O suplemento pode ser consumido à noite e tem diversos benefícios para a melhora da qualidade do sono. Como mencionado anteriormente, o melhor horário para tomar magnésio é junto ao consumo de outros alimentos, incluindo as refeições que acontecem à noite, como jantar ou ceia.

Magnésio dimalato
Atua contra o stress, a depressão, a ansiedade e a insônia. Também reduz arritmias e dores musculares.

Os benefícios da suplementação de magnésio podem ser obtidos logo após os primeiros dias de uso.

Alguns sintomas da falta de magnésio são imperceptíveis fazendo com que se torne difícil descobrir sua deficiência. Os primeiros sintomas envolvem cãibras ou dores musculares, dores no pé e espasmos, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

O magnésio malato apresenta uma maior biodisponibilidade em comparação a outras formas de magnésio, o que significa que é mais facilmente absorvido pelo organismo. Além disso, devido à presença do ácido málico, pode ser mais eficaz no alívio da fadiga e na melhoria da produção de energia celular.

O uso do cloreto de magnésio é contraindicado em pacientes com insuficiência renal severa. Deve ser evitado o uso em mulheres grávidas, uma vez que o magnésio ultrapassa a placenta, podendo interferir nos níveis séricos do feto.

O magnésio, apesar de ser pouco reconhecido para esta função, também auxilia na promoção de uma boa noite de sono, isso porque este mineral atua na regulação do humor, na redução dos níveis de cortisol (hormônio do estresse), na promoção do relaxamento muscular, e no aumento da liberação de melatonina, fatores ...

magnésio dimalato

Com isso, é possível observar maiores índices de osteoporose, fibromialgia e demais doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial. Por esse motivo, o magnésio dimalato é um dos minerais mais importantes para idosos.

Vitamina B1

Vitamina B1
Se você quer seus neurônios trabalhando a todo vapor, com plena capacidade de raciocínio, memória e concentração, consuma alimentos ricos em vitamina B1, como: Cereais integrais.

O magnésio é um mineral encontrado em vários alimentos como sementes, amendoim, aveia, banana ou leite. Desempenha várias funções importantes no corpo, desde a regulação da função nervosa, o alívio de dores musculares, prevenção da osteoporose, alívio da azia e controle dos níveis de açúcar no sangue.

Magnésio dimalato – Auxilia na redução do stress, ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.

Conheça o Magnésio Dimalato: o melhor para insônia
São essas últimas características que fazem do magnésio dimalato uma estratégia interessante para ter noites de sono mais tranquilas e produtivas. O magnésio é capaz de aumentar a quantidade de neurotransmissores como a serotonina, considerado o hormônio da felicidade.