Qual o efeito da taurina no cérebro?

Perguntado por: aferrari8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Ao contrário do que muitos pensam, a taurina não possui efeito estimulante do cérebro. Sua inclusão na fórmula de bebidas “energéticas” se dá por ela agir como moduladora da excitabilidade dos neurônios, evitando que o excesso de estímulos dificulte a concentração.

- Existem relatos de efeitos adversos atribuíveis à taurina? Altas doses de taurina foram associadas à ocorrência de vertigem, em indivíduos com disfunção renal. Além disso, alguns indivíduos podem desenvolver hipersensibilidade à taurina. O uso de taurina deve ser cuidadoso em pessoas com úlceras gástricas.

Como a taurina melhora o receptor de GABA, neurotransmissor que promove o relaxamento, ela pode contribuir para uma melhor noite de sono. Mas esse efeito parece variar entre as pessoas, sendo que algumas ficam mais alertas após consumir a substância, enquanto outras, mais relaxadas.

Touro é um signo prático e pé no chão, que costuma falar menos e fazer mais. Ainda assim, os pontos fracos dos taurinos são o apego e a dificuldade em lidar com mudanças.

Quem não pode tomar taurina deve evitar bebidas e suplementos ricos no nutriente se fizer parte do grupo de:

  • Hipertensos;
  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres que estejam amamentando;
  • Portadores de doença hepáticas e renais;
  • Pessoas com problemas cardíacos;
  • Crianças de 0 a 16 anos;
  • Idosos em idade avançada.

As bebidas energéticas, ricas em substâncias como cafeína e taurina, devem ser consumidas com moderação, pois podem sobrecarregar o coração.

Taurina. A taurina é um aminoácido produzido naturalmente pelo fígado. No cérebro é responsável por aumentar os níveis de GABA, neurotransmissor que promove o relaxamento e a calma, atuando como um “freio” ao desacelerar as atividades cerebrais, modular as contrações musculares e induzir ao sono.

De forma geral, os melhores horários para tomar taurina são nas primeiras horas da manhã, antes da atividade física ou antes de dormir.

A taurina é decidida, prática e cheia de encanto. As mulheres do segundo signo do zodíaco são donas de uma tenacidade sem igual, capazes de vencer os mais difíceis obstáculos através de sua paciência. Com temperamento cheio de charme, a taurina adora investir no conforto e na beleza.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

Taurina: este aminoácido é sintetizado em laboratório. E se alguém te dissesse que a fonte natural deste componente vem do sêmen e testículo de Touro, dá para acreditar? A origem explica o nome Taurina, mas não se preocupe, como já foi dito, a substância usada nos energéticos é produzida artificialmente.

Em doses mais baixas, a taurina pode ter um efeito calmante (abaixo de 250mg), auxiliando até mesmo em dificuldade de sono, porém em doses altas, acima de 750mg, tem efeito potencializador e estimulante das funções cerebrais, melhorando a memória, a atenção e a concentração.

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

A falta das vitaminas D, B6 e B12 afeta negativamente a qualidade de sono, visto que a vitamina D age em conjunto com os genes relógios do corpo e a melatonina, que funcionam como um “alerta” para o corpo de que está na hora de dormir.

O taurino adora se sentir amado, assim a coisa mais importante para conquistar esse nativo é ser bastante romântico com ele. Mostre seu companheirismo e seja fiel a Touro. Não sinta receio em mostrar para ele o que você está sentindo, isso fará com que ele se sinta cada vez mais atraído e envolvido em você.

Ação da taurina no cérebro
Ao contrário do que muitos pensam, a taurina não possui efeito estimulante do cérebro. Sua inclusão na fórmula de bebidas “energéticas” se dá por ela agir como moduladora da excitabilidade dos neurônios, evitando que o excesso de estímulos dificulte a concentração.

“O que atrai os taurinos é o belo, a ligação, o desejo de ter relações sólidas e estáveis”, explica a astróloga. Eles gostam de estar com pessoas alegres e que também sentem uma ligação forte com a natureza. Valorizam quem se interessa por artes e que sabe aproveitar as coisas boas da vida.

600 mg

As doses usuais vão de 100 a 600 mg por dia.

A taurina pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada, diminuindo a resistência ao fluxo sanguíneo nas paredes dos vasos sanguíneos. Também pode minimizar os impulsos nervosos em seu cérebro que aumentam a pressão sanguínea.