Qual o efeito da Betametasona?

Perguntado por: ajordao5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

DIPROSPAN Injetável é uma associação de ésteres de betametasona que produz efeito antiinflamatório, antialérgico e anti-reumático.

Dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona é indicado para os seguintes quadros clínicos: Alterações osteomusculares e de tecidos moles – Artrite reumatoide, doenças das articulações como: osteoartrite, bursite, espondilite anquilosante, espondilite radiculite, dor no cóccix, ciática, dor nas ...

Após administração intra-articular de 0,5 a 2 ml de DIPROSPAN Injetável, ocorre alívio da dor, da sensibilidade e rigidez associadas à osteoartrite e à artrite reumatóide dentro de 2 a 4 horas. A duração do alívio, que varia amplamente nas duas condições, é de 4 semanas ou mais, na maioria dos casos.

Quando o corticoide é ingerido, o corpo interpreta que há níveis altos de cortisol no sangue e então diminui a produção do hormônio, prejudicando o equilíbrio do organismo.

doença reumática: dose inicial é de 6 a 8 mg por dia. Alcançada uma resposta favorável, a dose diária deve ser reduzida em 0,25 a 0,5 mg por dia, até que uma dose de manutenção satisfatória seja alcançada devendo ser mantida por 4 a 8 semanas. bursite: dose inicial de 1 a 2,5 mg por dia, divididos em 3 ou 4 doses.

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior.

O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto. Ele pode ficar “inchado”, arredondado, o que os médicos chamam de “moon face” ou “face de lua cheia”.

“Se o corticoide foi consumido em dose alta por mais de 5 dias, é preciso retirá-lo aos poucos. Pois assim, evitamos que o corpo do paciente sinta falta da cortisona”, diz ele. Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose.

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.

Além das grávidas, pessoas com hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, osteoporose, epilepsia, úlcera gastroduodenal, glaucoma, psicose, obesidade ou diabetes não devem fazer uso de corticoides. Apenas a orientação médica poderá liberar para uso.

Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma dessas ramificações, e nas etapas finais. “Já os corticoides inibem o início dessa cascata de eventos. Por isso são extremamente potentes”, complementa.

As injeções de cortisona geralmente causam um surto temporário de dor e inflamação por até 48 horas após a injeção. Depois disso, a dor e a inflamação da articulação afetada devem diminuir e podem durar várias semanas, vários meses até perdurar por anos o benefício da infiltração.

Em geral, nós reumatologistas orientamos os pacientes a tomarem o corticoide, a exemplo da prednisona, no período da manhã, principalmente diante do uso crônico dessa medicação em algumas doenças. Isso ocorre porque no corpo humano a liberação do cortisol sofre alterações ao longo do dia.

Os dados comparando ambos corticosteróides têm sido conflitantes. Metanálises de ensaios clínicos randomizados tem mostrado que ambos corticosteróides reduzem o risco de doença da membrana hialina e outras morbidades neonatais. No entanto, somente a betametasona reduziu a mortalidade neonatal.

Essa medicação também é chamada por cortisona e corticosteróide, e sua principal ação é a de interromper inflamações e alergias crônicas ou agudas. Asma, bronquite, lúpus, artrite reumatoide, entre outras doenças são tratadas pelos corticoides.

Os resultados convergiram para conclusão de que corticoides (prednisona 60 mg, dexametasona em doses acima de 10 mg ou betametasona 8 mg) são eficazes na redução de intensidade de sintomas comparados ao placebo.

Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.

O medicamento Dipropionato de Betametasona é vendido mediante a prescrição médica.

A administração é através de injeção intramuscular (IM) profunda na região glútea. A dosagem e a frequência das administrações irão depender da gravidade da condição do paciente e da resposta terapêutica.