Qual o efeito da atropina no coração?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

O efeito principal da atropina no coração é alterar a frequência cardíaca. Embora a resposta predominante seja taquicardia, a frequência cardíaca muitas vezes diminui transitoriamente com as doses clínicas médias.

A atropina é eficaz como pré anestesia por inibir as secreções e ressecar as vias respiratórias e as mucosas reduzindo também a secreção gástrica.

A absorção sistêmica da atropina pode resultar em efeitos sobre o sistema nervoso central (falta de coordenação muscular, alucinação, incoerência verbal, hiperatividade, convulsão e febre), principalmente em pacientes mais sensíveis.

A atropina é indicada como terapêutica inicial para os pacientes com bradicardia sintomática, incluindo aqueles com FC dentro da faixa “fisiológica”, nas quais uma taquicardia sinusal seria mais apropriado.

Se há bradicardia e o débito cardíaco está inadequado, atropina 0,5 mg EV (até 2 a 3 mg) pode ser efetiva. Para bradicardias sinusais sintomáticas e persistentes, indica-se marca-passo. Prefere-se estimulação atrial, para preservar a condução AV intrínseca.

E CONTRA-INDICADO EM PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE AOS MEDICAMENTOS ANTICOLINERGICOS; ASMA 1; GLAUCOMA 2 OU TENDENCIA AO GLAUCOMA 2; ADESAO ENTRE A IRIS 3 E O CRISTALINO 4; TAQUICARDIA 5; INSTABILIDADE CARDIOVASCULAR EM HEMORRAGIA 6 AGUDA, ISQUEMIA 7 DO MIOCARDIO 8; ENFERMIDADES OBSTRUTIVAS GASTRINTESTINAIS E ...

Estas gotas dilatadoras terapêuticas (atropina) podem ter uma duração de ação mais longa, até 2 semanas.

O sulfato de atropina é a substância ativa dos medicamentos com os nomes comerciais acima expostos. O sulfato de atropina é um alcaloide natural da beladona e possui ação anticolinérgica e antiespasmódica.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto à atropina:

  • Atentar para a via de administração e a dosagem prescritas pelo médico.
  • Orientar o paciente a não deixar o leito sem auxílio da enfermagem, devido ao risco de desorientação.
  • Atentar para sinais e sintomas dos efeitos colaterais.

Como tratamento instituiu-se uma terapia com 500ml de solução fisiológica e furosemida (2mg/kg) por via intravenosa para favorecer a filtração glomerular e acelerar a eliminação da atropina; para reverter os efeitos anticolinérgicos da atropina foi administrado neostigmina na dose de 0,05mg/kg (ANDRADE et al; 2002).

A atropina não é mais recomendada para uso rotineiro no tratamento da atividade elétrica sem pulso ou assistolia. Conclusões: É importante a atualização quanto às novas diretrizes de RCP, sendo enfatizado o contínuo aprendizado. Isso irá melhorar a qua- lidade da reanimação e sobrevida de pacientes em parada cardíaca.

– As arritmias cardíacas apresentam-se de diversas formas.
VERDADE! As arritmias cardíacas podem ser: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC).

Entenda o que é taquicardia, seus sintomas e o que pode causar. Chamamos de taquicardia quando a frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minuto.

A bradicardia é um tipo de arritmia cardíaca, é caracterizada por ritmo cardíaco lento ou irregular, quando o coração bate menos de 60 vezes por minuto. Pode ser um problema grave, se o coração não bombear a quantidade suficiente de sangue rico em oxigênio para o corpo.

Medicamentos Similares do Atropina

  • Hytropin. Similar. Sem Ofertas. Ver produto. Hytropin. ...
  • Pasmodex. Similar. Sem Ofertas. Ver produto. Pasmodex. ...
  • Atropion. Similar. 1 oferta a partir de:R$ 999,00. Ver mais ofertas. Atropion. ...
  • Atrofarma. Similar. 2 ofertas a partir de:R$ 999,00. Ver mais ofertas. Atrofarma.

Anti-espamódico Atropina 1% Calbos. Indicado em contrações intestinais, uretrais e vesicais, estimulante cardíaco e respiratório, dilatador dos brônquios, intoxicações por organofosforados, antídoto da eserina, pilocarpina, morfina, aerocolina e clorofórmio.

Dilatar a pupila (parte preta do olho) pode causar alguns incômodos, como ardor no momento da instilação e, após o exame, a pessoa tem dificuldade para enxergar de perto, além de fotofobia (sensibilidade à luz). Os efeitos podem durar de duas a seis horas.

Os anticolinesterásicos, como a atropina e a escopolamina, agem mais especificamente em receptores chamados muscarínicos. Os seus efeitos, como a pupila dilatada, ocorrem devido ao bloqueio desse tipo de receptor.