Qual o efeito da atrazina?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Dentre os herbicidas comumente utilizados na cultura do milho destaca-se a atrazina, pertencente ao grupo químico das triazinas com mecanismo de ação de inibição do fotossistema II, sendo indicada principalmente para o controle de plantas daninhas dicotiledôneas e não seletivo para a soja.

plantaginea, o alachlor + atrazine aos 95 DAA ( dias após aplicação) apresentou melhor controle em relação ao atrazine + óleo vegetal principalmente nos horários das 10:00 as 20:00 horas. Para as folhas largas, não houve influência dos horários e todos os tratamentos apresentaram 100% de eficiência.

Atrazine. É o herbicida mais utilizado para a cultura do milho atualmente! Pode ser aplicado na pré-emergência da cultura, imediatamente antes da semeadura, simultaneamente ou logo após a semeadura. Em aplicações em pós-emergência da cultura e plantas daninhas, deve-se acrescentar óleo vegetal.

1 Dias após a aplicação dos tratamentos.

A mistura em tanque de glyphosate+atrazine+simazine (1080+1250+1250 g ha-1) aplicada em pós-emergência apresentou 260% de incremento na maior produtividade de grãos ao se comparar com ausência de controle, sendo essa a melhor opção para o controle de papuã em milho resistente ao glyphosate.

De 200 a 400 L/ha quando aplicado em pré-emergência.

Adicionar adjuvante na proporção de 0,5% v/v, que equivale a 500 mL por 100 litros de água, ou seja, 1 litro por hectare, conforme recomendação, o adjuvante deve ser adicionado por último a calda.

Volume de calda recomendado: 200 L/ha. Na pulverização utilize técnicas que proporcionem maior cobertura. Consulte um Engenheiro Agrônomo. APLICAÇÃO AÉREA Culturas indicadas: Cana-de-açúcar, Milho e Sorgo.

O herbicida atrazine pode ser aplicado tanto em pré como em pós-emergência da cultura do milho. Quando a aplicação for realizada em pré-emergência, o produtor terá que verificar se as condições do solo são apropriadas a aplicação de herbicidas no período.

Os colmos velhos, crescidos durante o cultivo do milho, são responsáveis pelo maior rendimento de massa da braquiária e são pouco afetados pelo atrazine e mesotrione, que podem ser utilizados no cultivo consorciado.

A atrazina é um herbicida sintético, que está disponível no mercado há mais de 50 anos. É muito utilizada para controlar plantas daninhas nas culturas do milho, cana de açúcar e sorgo.

Se vai chover depois de duas horas, talvez possa aplicar. O intervalo mínimo entre a aplicação e a chuva varia de produto pra produto. Muitos produtos são lavados com facilidade.

Diferentemente desse primeiro grupo de herbicidas, nicosulfuron + atrazine e metribuizin causaram toxicidade muito forte, chegando, inclusive, no caso da mistura, a causar a morte de todas as plantas de café (Tabela 4).

Certos produtos têm residual de até 360 dias.

L-glufosinato

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”.

A adição de sulfato de amônio e ureia ao glifosato aumenta a eficiência do herbicida no combate a plantas daninhas. A eficácia da mistura, que já era utilizada por muitos produtores, foi comprovada na tese de doutorado do professor Saul jorge Pinto de Carvalho, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado.