Qual o efeito da Argyreia?

Perguntado por: lporto7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Na medicina ayurvedica, a Argyreia nervosa é considerada uma planta adaptógena ou uma rasayana, que são as ervas e seus extratos ou substâncias utilizadas para promover a saúde física e mental, bem como melhorar os mecanismos de defesa do organismo e aumentar a longevidade.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e periodicamente irrigado. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor e a umidade. Não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente por sementes ou por estaquia.

Uma boa maneira para identificar o estresse nas plantas, é analisar sua aparência. Dessa forma, caso estejam com folhas amareladas e murchas, as plantas podem estar sofrendo com o excesso de água. Já em casos de folhas mais finas e frágeis, o problema pode estar sendo causado pela falta de iluminação.

Como plantar
Deve ser cultivada à meia-sombra, o sol direto reduz seu tamanho e dura então pouquíssimo tempo. Aprecia solo solto, rico em matéria orgânica e levemente ácido. Propagação por sementes ou por estaquia de ramos, sem as flores. Enraiza facilmente quando os entrenós do ramo encostam no solo.

Cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram que as plantas são capazes de emitir ruídos ultrassônicos quando submetidas a situações de estresse, como a privação de água ou o corte dos seus caules. A pesquisa foi publicada nesta terça-feira (30) na revista científica "Cell".

Plantas “choram” sob estresse – e podem ser ouvidas por alguns animais. As plantas não sofrem em silêncio. Em vez disso, quando estão com sede ou estressadas, elas emitem “sons transportados pelo ar”, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira (30) na Cell.

Plantas sentem dor? Resposta rápida: não. Plantas não têm cérebro nem sistema nervoso central, o que significa que elas não conseguem sentir nada.

Impatiens walleriana

Também conhecida como beijinho, a maria-sem-vergonha é uma planta perene, originária da África. Com nome científico Impatiens walleriana, a espécie é perfeita para quem quer colorir a casa, já que suas flores variam entre o rosa, vermelho, roxo e branco.

Seu nome científico Impatiens walleriana significa "impaciente, incapaz de esperar" e lhe foi atribuído pela maneira que se desenvolve com muita rapidez. Você com certeza já se encantou com o colorido e a exuberância dessa pequena flor.

s.f. Falta de paciência; incapacidade de suportar algo ou alguém, de se constranger ou de esperar. Pressa; sofreguidão; desespero.

Os erros mais comuns envolvendo esses fatores são acesso à pouca luz, excesso de nutrientes na terra, baixa quantidade de dióxido de carbono, muita água e temperatura desregulada. A temperatura é o principal fator limitante do crescimento.

Esse fenômeno é normalmente percebido pela manhã, e as pequenas gotinhas de água ficam localizadas na borda ou no ápice da folha. A gutação acontece devido a um processo chamado de pressão da raiz, que ocorre quando a planta apresenta uma taxa de transpiração reduzida ou ausente.

mandrágora

Por ter raízes que se assemelham a um feto humano, uma lenda medieval dizia que essa raiz representaria um pequeno homem dormindo sob a terra e que, quando retirado de seu descanso, daria um grito capaz de deixar as pessoas surdas ou levá-las a morte. Daí o famoso apelido dado à mandrágora de “a planta que grita”.

Quando o solo está muito encharcado, saturado de água, fazendo o líquido acumulado em excesso dentro da planta acaba saindo pelas bordas da folha. É um processo natural que acontece também com muitas outras espécies.

Ele ocorre em situações de seca e cortes, quando as plantas formam bolhas que explodem no xilema, tecido vegetal responsável por transportar água e sais minerais. A explosão das bolhas causa vibrações nos vegetais, formando o “grito” das plantas.

Por que as plantinhas não falam? Porque elas são mudas.

Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.

A ciência já sabe que existem animais que, assim como as plantas, não sentem dor. Entre eles estão esponjas, estrelas-do-mar, ouriços do mar e bolacha-do-mar. Esses, que foram os primeiros animais a surgir na Terra, possuem organismos muito simples, sem qualquer sinal de sistema nervoso.